Embora a grande maioria dos anúncios do YouTube possa ser ignorada após alguns segundos (com algumas exceções), a empresa vai passar a exibir um novo tipo de anúncios que pode ser de grande interesse para os anunciantes, mas talvez não conquiste grande simpatia por parte do público não assinante. A oferta em questão consiste em anúncios que não se podem ignorar ao fim de cinco segundos. Estes têm 30 segundos e vão aparecer quando se vê o YouTube numa Smart TV ou através de um dispositivo Chromecast (ou similar)
A publicidade pode ser vista como inimiga de muitos utilizadores que frequentam a plataforma de vídeos da Google, mas é um “mal necessário” que permite que os criadores sejam pagos pelo seu trabalho (e continuem a fazer vídeos) e o YouTube continue a monetizar uma plataforma que tem mais de 120 milhões de utilizadores diários.
De acordo com o Chrome Unboxed, esta nova oferta substituirá os dois anúncios consecutivos de 15 segundos. Este programa para anunciantes faz muito sucesso, respondendo a mais de 70% do total de impressões nas TVs, segundo o próprio YouTube.
A partir de agora, os anunciantes do programa YouTube Select poderão segmentar campanhas usando vídeos de 30 segundos a que os utilizadores não podem escapar, permitindo que criem “narrativas mais ricas” ou aproveitem os anúncios que já usam noutros formatos, em vez de terem de criar versões mais curtas para atingir o público da plataforma.
Segundo o YouTube, os utilizadores que assistem ao YouTube pela TV estão mais recetivos a anúncios mais longos, até 30 segundos, já que essa é a norma dos anúncios publicitários em canais de TV. De recordar que o YouTube alcançou mais de 150 milhões de pessoas nas TVs no mês passado, e apenas nos Estados Unidos.
O YouTube confirmou que está, ainda, a realizar experiências.
Fonte: Chrome Unboxed