Novo ano, nova geração de smartphones a ser revelada pelas mais famosas fabricantes do mercado. A Xiaomi começa 2022 com um verdadeiro “par de Ases” ao lançar no mercado o Xiaomi 12 e o Xiaomi 12 Pro, terminais que, após cinco dias da chegada do ano novo, já estão a definir o patamar em que os melhores dispositivos do ano se deverão basear.
A fabricante chinesa volta a fazer uma demonstração de força e começa o ano a antecipar-se a todas as suas principais concorrentes (com Samsung e OPPO à cabeça), aproveitando todo o poder do novo processador da Qualcomm para 2022. Vamos assim conhecer os novos terminais.
Xiaomi 12 e 12 Pro possuem linhas muito elegantes
Ambos Xiaomi 12 e 12 Pro chegam ao mercado com um design extremamente elegante, graças ao seu ecrã margem-a-margem curvo nas laterais apenas interrompido por um recorte para a câmara frontal de 32MP em estilo punch-hole. Atrás está um novo módulo de câmaras bem elegante com tons metálicos e que combina na perfeição com a traseira em vidro frosted. Na versão Pro, há ainda a opção por uma traseira em couro sintético, que garante um toque marcadamente premium.
Apesar das imagens poderem iludir o leitor graças a um design muito similar, o novo par de smartphones da Xiaomi apresenta diferenças nas suas proporções, com o ecrã do Xiaomi 12 Pro a chegar às 6.73 polegadas, enquanto a versão “normal” apenas se fica pelas 6.28 polegadas. Esta diferença nota-se também no peso e espessura dos terminais, com a versão Pro a ser a mais pesada (204 gramas na versão em couro sintético e 208 gramas na versão em vidro).
À parte destes pormenores, a estética varia ligeiramente também no módulo de câmaras, sendo que a inclusão de sensores de maiores dimensões no Xiaomi 12 Pro leva a que este módulo seja também mais largo. E com isto, ambos os terminais se completam com as mesmas entradas e composição (à exceção da traseira em couro sintético no 12 Pro), tendo ambas altifalantes stereo Harman Kardon, entrada USB-C e leitor de impressões digitais embutido no ecrã.
Especificações topo de gama para o novo ano
Como mencionamos no inicio do artigo, uma das principais vantagens dos novos Xiaomi passa pela utilização do novo processador topo de gama Qualcomm para 2022: o Snapdragon 8 Gen 1. Este processador, que estreia uma nova nomenclatura, é uma evolução do seu antecessor Snapdragon 888.
O destaque do processador vai para a utilização de uma microarquitetura de 4nm e do novo núcleo de alta performance Cortex-X2, sendo este acompanhado por mais três núcleos de alto desempenho Cortex-A710 e quatro núcleos eficientes Cortex-A510.
Este novo processador é também composto pela nova GPU Adreno 730 e completa um chip que tem impressionado os críticos ao conseguir acompanhar o desempenho gráfico do Apple A15 Bionic nos testes sintéticos. Ambos Xiaomi 12 e 12 Pro podem ser configurados com 8 ou 12 GB de RAM e opções de 128 ou 256 GB de armazenamento.
Ainda que ambas as versões ofereçam ecrãs OLED de alta qualidade, recomendamos o Xiaomi 12 Pro para o consumo de multimédia e gaming, já que esta versão oferece uma maior resolução WQHD+, que aliada à tecnologia LTPO 2.0 e à taxa de atualização de 120Hz, torna automaticamente este num dos melhores (senão o melhor) ecrã num smartphone em 2022.
Apesar de todo o poderio destes terminais, os utilizadores podem estar descansados. Enquanto o Xiaomi 12 se encontra equipado por uma bateria de 4,500 mAh, o Xiaomi 12 Pro traz consigo uma bateria de 4,600 mAh, podendo ambos ser carregados por cabo com uma potência de 67W. E se as ligações por cabo são muito antiquadas para o utilizador, as boas noticias são que ambos possuem carregamento sem fios, a 50W no Xiaomi 12 e a 67W no Xiaomi 12 Pro. E como seria de esperar, ambos os modelos chegam com conectividade 5G, Bluetooth 5.2 e Wi-Fi 6.
“Pro” significa câmaras superiores
À exceção de um ou outro pormenor, a versão Pro tem apresentado apenas alguns pormenores superiores face ao Xiaomi 12, mas nas câmaras há diferenças mais notórias. Começando pela versão mais modesta, o Xiaomi 12 é equipado por uma câmara principal de 50MP 1/1.56″ Sony IMX766 com estabilização ótica de imagem e que é acompanhada por uma grande angular de 13MP e uma telephoto-macro de 5MP.
Ainda que estas câmaras não sejam de todo de fraca qualidade, as mesmas ficam muito aquém das capacidades da versão Pro, que é o primeiro smartphone a ser equipado pelo novo sensor Sony IMX707 de 50MP 1/1.28″ na sua câmara principal. Aliás, os sensores secundários são também superiores, já que a grande angular possui também 50MP de resolução e um maior ângulo de captura, enquanto a terceira câmara telefoto é também um sensor de 50MP com zoom ótico 2X.
Por fim, a câmara frontal é similar para ambos os terminais, já que utiliza um sensor de 32MP capaz de gravar vídeo em 1080p a 60fps (um pouco aquém dos seus rivais iPhone 13 Pro e Pixel 6 Pro, capazes de gravar em 4K a 60 e 30 fps, respetivamente).
Preço e disponibilidade
Como é já habitual, a Xiaomi faz a apresentação dos seus terminais primeiramente na sua terra natal, a China. Nas próximas semanas, espera-se a apresentação global e que a empresa anuncie também datas de chegada aos mercados internacionais, sendo para já uma incógnita em que momento chegará a Portugal e qual o preço. Aliás, ainda que seja quase certa a chegada do Xiaomi 12, a variante Pro poderá mesmo não ser disponibilizada noutros mercados, tal como os seus sucessores Mi 11 e Mi 11 Pro.
Quanto aos preços, em conversão direta para a moeda europeia, o Xiaomi 12 começa nos 510 euros na sua versão base, enquanto o Xiaomi 12 Pro se eleva a uns menos modestos 650 euros.