A Microsoft está a estudar como pode vir a oferecer um sistema para a Xbox que permita diminuir o desempenho da plataforma para poupar na conta da luz. Segundo a Video Games Chronicle, uma das opções que está a ser estudada passa por colocar um limitador no desempenho de jogos para também restringir o uso de recursos energéticos. O sistema operacional Windows tem modo de atuação semelhante de gestão de energia, permitindo que os seus utilizadores restrinjam recursos para pouparem na eletricidade.
A lista de perguntas enviada pela empresa aos clientes pode vir a incluir campos nos quais cada pessoa pode expressar o seu grau de preocupação com o meio-ambiente e o uso de energia. O principal cuidado da empresa neste momento parece estar relacionado os possíveis impactos no desempenho dos jogos que uma opção deste género pode ter nas consolas. A Series X pode ser a única que não apresente alterações significativas; todas as outras irão “sofrer” com esta opção.
Até ao momento, a opção de reduzir o uso de energia da plataforma permanece algo totalmente teórico, e não há indícios de que venha a ser aplicada na prática. No entanto, o histórico da Microsoft mostra que a empresa tem grandes preocupações nesse sentido: em janeiro, uma atualização nas consolas tornou o modo de economia de energia a opção padrão em todas as unidades novas enviadas às lojas.
A dona do Xbox é conhecida por fazer ajustes constantes em áreas que vão desde as funcionalidades básicas até à sua interface. Atualmente, a empresa já trabalha numa nova versão do sistema para a consola, que deve passar a trazer menos publicidade, ao mesmo tempo em que destaca ainda mais os conteúdos do Game Pass.
O Xbox Game Pass Ultimate é o serviço por assinatura que une Xbox Live Gold e que permite jogar online, conversar com amigos, resgatar os jogos do Games with Gold, ter descontos exclusivos além de muitas outras vantagens. O Game Pass é a biblioteca de jogos por assinatura.