A Microsoft lançou uma nova atualização para corrigir uma questão que atrasava em cerca de 5 segundos o arranque da Xbox One e Xbox Series X|S. A novidade foi dada por Eden Marie, chefe de engenharia da Xbox, na sua conta oficial de Twitter.
Segundo Marie, um bug estava a provocar um arranque mais lento e com 5 segundos de um ecrã vazio, como se consola estivesse a ser usada pela primeira vez ou iniciada após uma formatação. A atualização de software foi agora aplicada automaticamente nas consolas, e não é necessário descarregar nenhum ficheiro, explicou: “Acreditamos ter identificado e implementado uma alteração que vai corrigir o problema que levava a consola a iniciar com um ecrã vazio. Devido ao local onde a alteração é aplicada e quando o problema ocorre, pode ser necessário reiniciar duas vezes para garantir que recebeu a atualização. Esta é uma correção de configurações baseada em serviço; não uma atualização do sistema”.
Depois deste processo os utilizadores vão poder ver o logotipo de arranque mais rápido e em movimento, num total de 4 segundos em vez dos 9 que estava a demorar. A atualização vai, progressivamente, chegar a todos os clientes.
Esta versão do logotipo é a que aparece no modo de economia de energia das consolas, que desliga totalmente o aparelho entre as sessões de jogo. Esta opção agora é o padrão da consola por ser considerada a melhor para o ambiente, enquanto ainda permite descarregar jogos e atualizações em segundo plano. A versão que inicia a consola do zero, passou agora de 20 para 15 segundos com esta atualização.
Se o seu device ainda estiver definido para a opção Standby com maior consumo de energia, que mantém a Xbox a hibernar em baixo consumo de energia para um regresso mais rápido, esta opção não vai aparecer.