João Carlos Magalhães, aluno brasileiro do Ensino Médio, venceu o Swift Student Challenge, um desafio mundial da Apple que premia as melhores aplicações desenvolvidas por estudantes. O aluno desenvolveu a Wild Time, já disponível na App Store, voltada para o público infanto-juvenil, e onde são dadas informações diversas e de forma divertida sobre a preservação da Floresta Amazónica. Esta é uma das apps em destaque no balanço do ano da Euronews.
Para João Carlos, apaixonado por tecnologia desde criança, o reconhecimento da Apple é a realização de um sonho que espera que possa inspirar outros jovens desenvolvedores no futuro.
Uma das suas professoras, Juliana Reis, conta que João Carlos sempre demonstrou interesse e esteve envolvido na área do desenvolvimento tecnológico. Juliana lembra que, durante a pandemia, o estudante chegou a criar um minicurso de IOS para os colegas. “O prémio reforça a nossa perspetiva de considerar os interesses do aluno e a temática em que ele demonstra maior paixão. No caso do João, foi exatamente assim; ele demonstrou grande envolvimento na área de desenvolvimento IOS e tem facilidade para aprender sozinho. Além disso, é um aluno com alta capacidade de iniciativa e motivação”, afirma a professora.
A app Wild Time compõe-se por quadros de atividades interativas, com vários efeitos visuais e sonoros, visando motivar os mais jovens com reforços positivos ao fim de cada tarefa. “Espero levar mais jovens interessarem-se pelo mundo das tecnologias. Partilho o meu conhecimento e entusiasmo por tecnologia e design nas minhas redes sociais e desejo continuar a contribuir para a comunidade desenvolvedora”, afirmou o aluno.
De recordar que o atual presidente do Brasil, Lula da Silva, prometeu acabar com a desflorestação da Amazónia depois de derrotar o presidente Jair Bolsonaro nas eleições do país. A vitória de Lula pode reduzir o desmatamento na Amazónia em 89% na próxima década, de acordo com uma análise realizada pela Carbon Brief.