O WhatsApp, cliente de mensagens pertencente à Meta, tem vindo a introduzir várias funcionalidades novas na sua aplicação nos últimos meses, com o objetivo de se tornar a aplicação de mensagens com mais funções disponíveis nas lojas de aplicações. E, apesar de já estarmos em 2023, as novidades não param de surgir. Recentemente, foi descoberta uma nova ferramenta na versão beta da aplicação que confirma rumores que circulavam há algum tempo.
No início deste ano, o WhatsApp deu aos utilizadores a opção de partilhar a sua tela com outros durante as videochamadas na aplicação. Agora, alguns meses mais tarde, foram encontradas pistas no código da última versão beta da aplicação que indicam que esta opção de partilha de tela será atualizada com a capacidade de partilhar áudio reproduzido num dispositivo com todos os participantes de uma videochamada.
Esta nova funcionalidade, denominada “Partilhar música por videochamadas de WhatsApp”, foi introduzida numa versão beta para iOS no início deste mês e já foi lançada para alguns utilizadores da versão beta do WhatsApp para Android. Assim, qualquer áudio que seja reproduzido no telefone será partilhado com as pessoas na chamada.
No entanto, ainda não sabemos como a aplicação irá lidar com conteúdo protegido por direitos de autor. É provável que o WhatsApp proíba os utilizadores de partilhar áudio a partir de aplicações que têm proteção de direitos de autor, como a Netflix e outros serviços de streaming. É também bastante possível que o áudio dos jogos esteja desativado e não possa ser partilhado durante as videochamadas do WhatsApp.
Esta nova funcionalidade de partilha de música nas videochamadas do WhatsApp faz sentido, pois é uma forma de desfrutar de música em grupo, sem a necessidade de estarem fisicamente juntos, algo que se tornou mais comum após a pandemia. É uma forma de criar um ambiente mais divertido e descontraído nas conversações, de expressar gostos e emoções, e de descobrir novas músicas e artistas.
Em teoria, é muito fácil de fazer, basta pressionar o botão de partilha de tela e escolher a aplicação de música que se quer usar. Assim, é possível fazer uma festa virtual com amigos e colocar música para animar o ambiente, ou dedicar uma música especial a alguém que se gosta ou que está a passar por um momento difícil.
No entanto, é importante que a aplicação tenha em consideração as questões de direitos de autor, para evitar problemas legais. Estou ansioso para ver como esta funcionalidade será implementada na versão final da aplicação, que se espera que seja lançada no primeiro trimestre de 2024.
Fonte: Sammobile