O WhatsApp é um dos serviços de mensagens online mais conhecidos e utilizados do mundo, mas peca em alguns aspetos. O capítulo da segurança e privacidade é o que mais tem dado que falar, já que, ano após ano, vai gerando controvérsia com algumas decisões questionáveis (especialmente com o cada vez maior controlo do Facebook sobre os dados dos utilizadores).
No entanto, toda uma legião de fãs do WhatsApp continua a recorrer à sua aplicação diariamente, sendo que chega, muitas vezes, a ser uma ferramenta de trabalho. Ora, para os utilizadores mais regulares, há uma inconveniência que certamente não deve ter passado despercebida a muitos e que, para outros, pode mesmo ser limitativa: a impossibilidade de utilizar o WhatsApp em mais do que um dispositivo em simultâneo.
Atualmente, os utilizadores da versão estável apenas podem manter a sua conta aberta e utilizável num dispositivo de cada vez. Para além da inconveniência de ter de recorrer sempre ao mesmo dispositivo para aceder à aplicação, isto tem ainda implicâncias ao nível da transferência de dados, já que ao passar para um novo smartphone, o utilizador deve atualizar a sua cópia de segurança e, posteriormente, descarregar todas as mensagens e ficheiros para o novo dispositivo que vai receber a conta.
De acordo com o website WABetaInfo, a equipa de desenvolvimento do WhatsApp está a trabalhar numa nova funcionalidade que permitirá aos utilizadores fazerem uso da aplicação, pela mesma conta, em dois smartphones. No passado mês de julho, o programa de testes da aplicação recebeu a funcionalidade Multi-Device, que permite aos utilizadores manterem a sessão da sua conta iniciada na aplicação para smartphone, no WhatsApp Web, Desktop e Portal em simultâneo, não sendo necessário o acesso à internet através do smartphone para enviar mensagens.
Agora, segundo as informações recolhidas pela fonte (e conforme a imagem abaixo nos permite apurar) o WhatsApp deverá receber em breve na sua versão de teste o Multi-Device 2.0, uma versão que permitirá aos utilizadores manterem a sessão iniciada em dois smartphones ao mesmo tempo.
Segundo a fonte, esta imagem aparecerá no ecrã do utilizador quando é feito o login no segundo dispositivo. Ao entrar na conta, o WhatsApp fará o trabalho todo, descarregando as conversas e ficheiros da cloud, sem necessidade de manter o primeiro dispositivo ligado à internet. Ainda assim, garante a fonte que todos os ficheiros continuarão a ser encriptados, de forma a manter a segurança dos utilizadores.
Para já, a versão beta da aplicação para iOS está a ser o “palco” dos testes desta funcionalidade, mas a versão Android deverá também a deverá receber em breve.
Para além do Multi-Device 2.0, a fonte de hoje conseguiu também apurar que o WhatsApp está a trabalhar numa versão da sua aplicação para iPad e para tablets Android.
Infelizmente, ainda não há informações quanto à disponibilização ao público de uma versão estável da aplicação com estas novidades. Aliás, sendo esta a primeira vez que os utilizadores do programa de testes têm acesso à funcionalidade Multi-Device 2.0, poderá mesmo levar meses até que chegue à versão estável do WhatsApp para todos os utilizadores..