A WhatsApp elimina periodicamente os smartphones mais antigos, pelo que não é surpresa que este ano cerca de 50 dispositivos já não possam executar a aplicação de mensagens. Esta é a segunda vez nos últimos três meses que a WhatsApp está a eliminar gradualmente o suporte para uma grande quantidade de dispositivos Android e iOS.
A última vez aconteceu em Outubro quando a WhatsApp revelou que já não suportará o iPhone SE, iPhone 6S, iPhone 6S Plus, bem como nada menos que 40 dispositivos Android da Samsung, Huawei, LG, Sony, ZTE, HTC, Lenovo, e Alcatel. Desta vez, o WhatsApp confirmou que já não suportará quase 50 telefones, incluindo o Apple iPhone 5 e o iPhone 5c. Os restantes telefones da lista são fabricados pela Samsung, Huawei, LG, Sony, Lenovo, e ZTE.
A razão pela qual estes telefones já não serão suportados é que não são atualizados há muito tempo. Parece que o WhatsApp aumentou os requisitos para a sua aplicação, pelo que os telefones que não funcionem pelo menos com Android 5.0 Lollipop ou iOS 12 deixam de ser suportados pela aplicação de mensagens.
Primeiro relatado por GizChina, a lista inclui sobretudo smartphones de nível básico e de gama média. Se estiver a utilizar um destes dispositivos, provavelmente irá querer actualizar para um telefone mais recente para continuar a utilizar o WhatsApp e receber novas actualizações.
Apple
- iPhone 5
- iPhone 5c
Archos
- Archos 53 Platinum
ZTE
- ZTE Grand S Flex
- ZTE Grand X Quad V987
- ZTE Memo V956
HTC
- HTC Desire 500
Huawei
- Huawei Ascend D
- Huawei Ascend D1
- Huawei Ascend D2
- Huawei Ascend G740
- Huawei Ascend Mate
- Huawei Ascend P1
- Huawei Ascend D quad XL
Lenovo
- Lenovo A820
LG
- LG Enact
- LG Lucid 2
- LG Optimus 4X HD
- LG Optimus F3
- LG Optimus F3Q
- LG Optimus F5
- LG Optimus F6
- LG Optimus F7
- LG Optimus L2 II
- LG Optimus L3 II
- LG Optimus L3 II Dual
- LG Optimus L4 II
- LG Optimus L4 II Dual
- LG Optimus L5
- LG Optimus L5 Dual
- LG Optimus L5 II
- LG Optimus L7
- LG Optimus L7 II
- LG Optimus L7 II Dual
- LG Optimus Nitro HD
Samsung
- Samsung Galaxy Ace 2
- Samsung Galaxy Core
- Samsung Galaxy S2
- Samsung Galaxy S3 mini
- Samsung Galaxy Trend II
- Samsung Galaxy Trend Lite
- Samsung Galaxy Xcover 2
Sony
- Sony Xperia Arc S
- Sony Xperia miro
- Sony Xperia Neo L
Wiko
- Wiko Cink Five
- Wiko Darknight ZT
A grande maioria destes telefones já foi descontinuado, pelo que faz sentido que o WhatsApp reencaminhe os seus recursos para onde eles são mais necessários. Os telefones acima listados já não deveriam poderão funcionar com a WhatsApp a 31 de Dezembro. É claro que existem soluções que permitirão aos utilizadores da WhatsApp com dispositivos não suportados continuar a executar a aplicação, mas isto só está a atrasar o inevitável.
De acordo com a WhatsApp, sempre que escolhe o que vai deixar de suportar, a empresa analisa que dispositivos e software são os mais antigos e têm o menor número de pessoas que ainda os utilizam. Isto significa que mesmo que o seu telefone tenha uma versão muito mais antiga do Android, poderá ainda ser suportado se a WhatsApp decidir que ainda há muitas pessoas que utilizam esse telefone em particular.
Dito isto, uma vez que a Apple e o Google continuam a empurrar para fora as novas actualizações iOS e Android, a WhatsApp fará a sua parte e eliminará gradualmente os dispositivos mais antigos que executam a sua aplicação. É apenas mais uma forma de convencer os utilizadores a atualizarem para dispositivos mais recentes se quiserem continuar a receber o mesmo nível de suporte que todos os outros utilizadores da WhatsApp estão a receber.