A popular plataforma de mensagens, WhatsApp, tem vindo a evoluir constantemente, procurando melhorar a experiência do utilizador e adaptar-se às novas tendências. Uma das mudanças mais recentes foi a introdução dos canais, que acabaram por substituir a antiga aba de estados, agora renomeada para “Novidades”. Desde então, os estados e os canais têm partilhado o protagonismo, sendo exibidos numa fila horizontal, a menos que se opte por deixar de seguir todos os canais.
No entanto, descobrimos recentemente que o WhatsApp está a preparar um novo local para visualizar todos os estados dos nossos amigos, separado dos canais e com um filtro semelhante ao que a aplicação irá introduzir nos nossos chats.
Anteriormente, os estados do WhatsApp tinham a sua própria aba e eram exibidos numa lista vertical. No entanto, desde a chegada dos canais, a sua presença tem sido limitada a uma fila horizontal na parte superior da janela, com a parte inferior dominada pelas atualizações dos canais a que nos subscrevemos.
A única forma de regressar à lista anterior era não utilizar os canais, mas agora o WhatsApp oferece-nos uma alternativa: “Ver todos os estados”. Esta novidade está a ser testada para alguns utilizadores da versão beta para Android.
Se tiveres esta funcionalidade ativa, encontrarás “Ver todos os estados” dentro do menu ⋮ na parte superior da aba “Novidades”. Nesta janela, voltarás a ver os estados como uma lista, à semelhança do que acontecia anteriormente.
Mas não é só isso. Também terás acesso a uma série de filtros: “Todos, recentes, vistos e silenciados”. Ao selecionar cada um deles, serão filtrados os estados que cumpram com a condição selecionada, algo que é útil se tiveres muitos contatos no WhatsApp que utilizem a funcionalidade de estados.
A introdução da opção “Ver todos os estados” e dos vários filtros são funcionalidades que visam melhorar a experiência do utilizador, permitindo uma gestão mais eficiente e personalizada dos estados. Na minha opinião, estas mudanças são positivas e demonstram a capacidade de adaptação do WhatsApp às necessidades dos seus utilizadores. No entanto, será interessante observar como estas novidades serão recebidas e utilizadas pela comunidade de utilizadores do WhatsApp.