A versão beta mais recente do WhatsApp possui uma nova funcionalidade de conversação por voz que permite que grupos até 32 pessoas se liguem para uma sessão falada, de acordo com as notas beta publicadas pelo Android Police.
A versão beta 2.23.16.19 do WhatsApp está a ser lançada para beta testers no Android, adicionando recursos semelhantes aos chats do Telegram e Discord, Slack’s Huddles e até da própria plataforma Messenger da Meta.
Se estiver ativo na sua versão da aplicação, o utilizador vai dar conta de um ícone em forma de onda nas conversações em grupo – mas apenas se a conta do WhatsApp tiver o recurso ativo e incluir compatibilidade com o grupo. Tocar no botão inicia imediatamente a conversação por voz, juntamente com a sua própria interface. Por isso, qualquer pessoa no grupo, até 32 pessoas, pode simplesmente entrar e começar a falar. Ao contrário do recurso de chamadas em grupo existente, os chats por voz em grupo não farão o telefone de todos tocar.
Quando todos saem, a sessão permanece ativa, mas termina automaticamente após uma hora. As conversações por voz no WhatsApp são, como as suas outras mensagens, criptografadas de ponta a ponta por padrão.
A nova funcionalidade de conversação por voz do WhatsApp também pode aparecer em instalações não beta. Embora a Meta não esteja em fase de apresentar esta novidade, o Telegram disponibiliza-a desde 2020. O WhatsApp, recorde-se, é uma das apps de conversação mais usadas no mundo, com mais de dois mil milhões de utilizadores.
O WhatsApp permite iniciar chamadas em grupo com 15 pessoas ao mesmo tempo, mas ligar para os participantes não é simpático. Com esta novidade, o WhatsApp tentou copiar o Twitter Spaces e as salas de conversação por voz do Discord, onde as pessoas podem entrar ou sair de conversas a decorrer como quiserem. Os chats de voz estão a alcançar mais beta testers com a versão 2.23.16.19 disponível na Play Store, dando-nos uma visão mais detalhada da implementação do recurso.