Há já alguns meses que sabemos que o WhatsApp está a preparar o chat com bots com distintas personalidades, algo que mais tarde a Meta confirmou também para o Messenger e Instagram. Os bots do WhatsApp ainda estão em testes limitados, mas agora sabemos que estarão apenas a um toque de distância.
Há uns meses atrás descobrimos que o WhatsApp iria adicionar um menu especial para que pudéssemos escolher com qual bot conversar. Agora, o WaBetaInfo descobriu que conversar com um bot no WhatsApp será uma nova opção no menu flutuante, o que significa que terá um lugar privilegiado na aplicação.
Os bots vão chegar ao WhatsApp e com múltiplas personalidades. De facto, para alguns beta testers do WhatsApp nos Estados Unidos, eles já chegaram e funcionam praticamente da mesma forma que os bots de IA que a Meta lançou também no Messenger e Instagram, e que também estão em testes nesse país.
À medida que as betas do WhatsApp avançam, podemos ter uma melhor ideia de como estes bots vão funcionar, especialmente com a última peça do puzzle: o botão para abrir o diretório de bots disponíveis. Este botão estará facilmente acessível, sendo incorporado logo acima do botão flutuante (+) com a qual pode abrir um novo grupo, novo contacto, nova comunidade ou abrir um chat com um contacto existente.
O que acontecerá a seguir já sabemos, mais ou menos. Se ainda não tiver ativado os chats de IA no seu WhatsApp, vai aparecer um ecrã de aviso com o texto “Os chats de IA ainda não estão disponíveis para si”. Se os tiver, verá a lista de bots disponíveis, para que possa abrir facilmente um chat com um deles.
A ideia do chat é que possa “usar o WhatsApp sem amigos”, conversando em vez disso com bots temáticos por mero entretenimento ou mesmo para obter informações sobre um tema específico na qual se especializam. A Meta anunciou que estes bots chegarão a todas as suas apps, incluindo o WhatsApp, embora ainda esteja por ver quando serão ativados fora dos Estados Unidos. Quando isso acontecer, saberá: terá literalmente um novo botão no WhatsApp.
No entanto, ainda há muitas incógnitas sobre como esta funcionalidade será implementada fora dos Estados Unidos. Na minha opinião, esta é uma evolução natural e necessária, dada a crescente importância da inteligência artificial nas nossas vidas. Estou ansioso para ver como esta nova funcionalidade será recebida pelos utilizadores e como irá evoluir no futuro.
Fonte: wabetainfo