O WhatsApp lançou um novo recurso que permite aos utilizadores restaurar as mensagens excluídas na plataforma. A exclusão acidental concede aos utilizadores uma janela de cinco segundos para trazer de volta as mensagens, atuando como uma rede de segurança para os utilizadores do WhatsApp corrigirem as suas exclusões incorretas ou selecionarem novamente a forma como desejam que uma mensagem seja excluída.
Atualmente, existem duas opções disponíveis para excluir mensagens no WhatsApp: “Excluir para mim” (que oculta a mensagem de si, mas a mantém visível para todos os outros) e “Excluir para todos”. Anteriormente, se um utilizador acidentalmente selecionasse “Excluir para mim” em vez de “Excluir para todos”, não tinha como aceder a mensagem e selecionar a opção de exclusão correta uma situação angustiante se precisasse de remover algo confidencial de um chat de grupo. Cinco segundos pode parecer pouco tempo, mas é o tempo suficiente para corrigir rapidamente um erro que possa ter cometido.
WhatsApp é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. Além de mensagens de texto, os utilizadores podem enviar imagens, vídeos e documentos em PDF, além de fazer ligações grátis através de uma ligação à internet.
O recurso é automático, e aparece na forma de um botão “Desfazer” numa barra flutuante na parte inferior do aplicativo após o utilizador selecionar a opção “Excluir para mim” numa mensagem que possa ter enviado. De acordo com os testes realizados, a exclusão acidental funciona apenas com as mensagens excluídas para o utilizador, portanto, ainda não existe forma de restaurar as mensagens excluídas na opção “para todos” numa conversa de grupo ou pessoal.
Após uma mensagem ser restaurada, pode optar por deixá-la ou excluí-la novamente para todos desta vez. Este novo recurso começou a ser lançado na versão beta no inicio do mes de agosto deste ano, mas ao que tudo indica está agora a ser lançado oficialmente no iOS e no Android para todos.
Fonte: AndroidPolice