O WhatsApp introduziu uma nova funcionalidade de silenciamento automático de chamadas com o objetivo de redirecionar possíveis chamadas de spam.
A novidade, simplesmente designada por “silenciar chamadas desconhecidas” no menu de configurações do WhatsApp, introduz outra camada de proteção para chamadas e mensagens de números desconhecidos para combater o aumento de chamadas indesejadas.
A novidade, já disponível, “exclui automaticamente spam, golpes e chamadas de pessoas desconhecidas”, explicaram os responsáveis da rede social. Os utilizadores do WhatsApp na Índia estão entre os mais afetados, recebendo uma média de 17 chamadas de spam por mês.
Em resposta às crescentes reclamações de spam, o novo recurso da Meta foi projetado para aumentar a proteção e trazer mais controlo sobre as chamadas recebidas pelos utilizadores. As chamadas desconhecidas não tocam no WhatsApp, mas são redirecionadas para a lista de chamadas do utilizador, onde o utilizador ainda pode ver a chamada perdida, caso tenha sido identificada erroneamente como spam.
A empresa está a associar a novidade do “Silence Unknown Callers” ao “Privacy Checkup”, também recentemente lançado, que ajuda a cumprir várias etapas por forma a proteger mensagens, chamadas e informações pessoais.
Todos estes bloqueios estão a acontecer depois de, nos últimos meses, o WhatsApp ter recebido queixas de mais de 500 milhões de utilizadores que estariam a receber um anormal fluxo de chamadas de spam de números internacionais, especialmente de países com códigos de +251 (Etiópia), +60 (Malásia), +62 (Indonésia), +254 (Quénia) e +84 (Vietname). A Meta acredita que estes novos recursos de segurança vão reduzir a quantidade atual de chamadas de spam em pelo menos 50%.
Entretanto, o WhatsApp também introduziu uma novidade muito útil para quem não gosta de ouvir mensagens de voz gravadas. A LuzIA é um chatbot que vem transcrever áudios para texto escrito. A bonequinha, cujo contacto tem de ser adicionado à lista do utilizador, pode fazer este trabalho em português e em espanhol.
Assim como outros chatbots de inteligência artificial generativa, a LuzIA também consegue responder a algumas perguntas, traduzir e resumir textos, comparar documentos, sugerir receitas com o que temos no frigorífico e até criar imagens a partir de textos. Quatro pessoas trabalham na plataforma Soy LuzIA – um app ainda gratuita “mas não para sempre”.
Fonte: Daily Mail