Más notícias para aqueles que ainda usam ativamente um telemóvel Android com Android KitKat ou Jelly Bean. Desde ontem, o WhatsApp deixou de funcionar nestes dispositivos, exigindo como mínimo o Android 5.0 Lollipop. Esta é a primeira vez que o WhatsApp aumenta os requisitos mínimos desde 2021, quando abandonou o Android 4.0.1.
O seu WhatsApp já não vai funcionar, mostrando no seu lugar a mensagem “WhatsApp já não funciona neste telefone”. Tentativas de contornar esta situação não são bem-sucedidas, pois o WhatsApp detecta essas tentativas de engano. O WhatsApp no KitKat está oficialmente morto.
Desde o dia 24 de Outubro de 2023, o WhatsApp não funciona em telemóveis Android que tenham uma versão anterior ao Android Lollipop. Na prática, isto deixa de fora os telemóveis com Android Jelly Bean e KitKat, duas versões do Android de quase uma década atrás.
Esta medida não deveria afectar muitos utilizadores, pois de acordo com os dados da Google, menos de 1% dos telemóveis Android activos têm uma dessas versões. Se é um deles e não transferiu os seus chats para outro telemóvel a tempo, provavelmente tentou modos de continuar a usar o WhatsApp no telemóvel antigo. No entanto, nenhuma dessas estratégias vai funcionar devido à forma como o WhatsApp implementa a expiração da aplicação.
Um dos truques mais antigos da informática é mudar a data do telemóvel para enganar uma aplicação ou o sistema operativo. No entanto, isso não funciona com o WhatsApp. Mesmo que a data do telemóvel seja anterior, o WhatsApp insiste que a aplicação já não funciona. Portanto, não podemos abrir a aplicação nem aceder aos nossos chats.
O WhatsApp precisa de se conectar aos seus servidores para funcionar e assim que o faz, sabe que a data já passou, tornando a tentativa inútil a menos que se ative o modo avião. Com o modo avião, claro, pouco se pode fazer no WhatsApp além de consultar os chats antigos.
Outra solução popular para este tipo de situações é instalar uma versão antiga do WhatsApp, antes de se implementar este aviso do 24 de Outubro. No entanto, a última versão do WhatsApp compatível com Jelly Bean e KitKat é já bastante antiga, sendo a versão 2.23.8.76 de Abril de 2023. Além disso, as versões do WhatsApp expiram após algum tempo, após o qual não é mais possível usá-las.
O root abre a porta para fazer quase tudo com o telemóvel, incluindo modificar o WhatsApp com aplicações especializadas como o WaTweaker. No entanto, o WaTweaker também precisa que se use o Lollipop, por isso, esta solução também não serve se ainda estiver a usar JellyBean ou KitKat, mesmo que tenha root.
A tentativa de contornar esta situação, seja através da mudança da data do telemóvel, da instalação de uma versão mais antiga do WhatsApp ou até mesmo do root, provou ser inútil. O WhatsApp tem mecanismos sólidos para garantir que a aplicação só funcione em sistemas operativos compatíveis.
Na minha opinião, esta decisão do WhatsApp é um lembrete importante de que a tecnologia está em constante evolução e que é importante manter os nossos dispositivos actualizados para continuar a desfrutar de todas as funcionalidades e aplicações que usamos no dia-a-dia. Embora possa ser frustrante para alguns, é um passo necessário para garantir a segurança e a eficiência da aplicação.