Hollywood, mundo desportivo e o herói da pandemia: este foi o Dia 2 da Web Summit 2021

O segundo dia da Web Summit 2021 começou esta terça-feira bem cedo, com Paddy Cosgrave a introduzir novamente o público a um dia bem recheado. O primeiro destaque do dia vai para a Tom Taylor, Senior VP da Alexa na Amazon, que subiu ao palco para abordar a assistente virtual e a forma como a Amazon está a trabalhar para que o seu serviço seja cada vez mais completo e capaz de executar um máximo de funções sem necessitar dos habituais comandos de voz. Tom Taylor frisou que a inteligência artificial será capaz de ser cada vez mais intuitiva e absorver os hábitos dos utilizadores, para completar tarefas de forma automática, naquilo que chama de “ambient computing” (ambiente computacional).

Thierry Henry, superestrela do futebol mundial e atual técnico auxiliar da seleção nacional de futebol da Bélgica, e Adam Petrick, diretor de Marketing da PUMA, marcaram presença na Web Summit 2021 para abordar o tema do Online Bullying e como o desporto pode ser um dos canais críticos onde esta problemática deve ser combatida. Henry e Petrick anunciaram que o primeiro vai capitanear uma equipa da iniciativa Game Of Our Lives, com o objetivo de combater e prevenir um discurso de ódio generalizado na Internet.

O dia contou com mais estrelas do futebol mundial, com Graizka Mendieta, Louis Saha e Kate Hamer a abordarem a transição entre o desporto rei e o mundo empresarial. Para os dois ex-futebolistas, é importante “mudar o chip” para uma modalidade empresarial. O mundo desportivo revela-se diferente do mundo empresarial, com Saha a frisar o quão importante se torna fazer uma gestão próxima dos novos negócios com o seu toque pessoal. Gilberto Silva esteve igualmente presente para divulgar a TruChallenge, um novo espaço que permite aos fãs interagirem com as estrelas do futebol e participar em vários desafios.

O famoso jornalista Fabrizio Romano abordou o seu percurso jornalístico e a forma como o seu trabalho o levou a tornar-se uma referência no mercado desportivo. Para o jornalista, o fascínio do Reino Unido com o mercado de transferências potenciou a sua carreira, com as informações privilegiadas que divulga a terem uma notória aderência do público britânico. Romano revela que os intermediários do futebol, como diretores, agentes, outros jornalistas ou até jogadores, são a sua principal fonte de informação.

Tendo o Twitter e o Instagram principais meios para divulgar informação, o jornalista referiu que as redes sociais têm um papel importantíssimo para o acesso das pessoas à informação. Fabrizio Romano acredita que o Twitch será também uma ferramenta útil para se aproximar dos fãs e explicar todo o processo “behind the scenes” e fundamentar as notícias que divulga.

A manhã no palco SportsTrade fechou com Iker Casillas a abordar a integração da inteligência artificial na medicina e a sua importância para a prevenção de problemas cardíacos. Passando um pouco pela sua experiência pessoal, o famoso guarda-redes vencedor do Mundial 2010 e de três Ligas dos Campeões Europeus, não hesitou em admitir a importância dos sistemas inteligentes para o acompanhamento da saúde da população, acreditando que os meios tecnológicos conseguem transcender a capacidade dos profissionais de saúde para detetar, em algumas situações, problemas do corpo humano.

O SportsTrade foi um dos principais focos do dia e contou ainda com André Villas-Boas, treinador de futebol profissional vencedor da Liga Europa pelo Futebol Clube do Porto em 2011, Gilberto Silva, futebolista campeão do mundo pelo Brasil em 2002, com Simão Sabrosa e Cloé Lacasse a abordar o plano de internacionalização do Sport Lisboa e Benfica, não esquecendo Patrícia Mamona e Fernando Pimenta, que partilharam um pouco sobre a experiência de um atleta olímpico na caminhada para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2022.

Mas não só de desporto se fez o segundo dia da Web Summit 2021. Casper Lee juntou-se a Bem Jeffries e Anna Anderson no palco PandaCon para abordar a temática do marketing na perspetiva de um influencer, naquela que foi uma das grandes enchentes desta edição da Web Summit.

Nikolaj Coster-Waldau foi outra das grandes sensações do dia. O famoso ator que interpretou Jaime Lannister em Game of Thrones abordou a missão da população contra as alterações climáticas e preservação ambiental, considerando ser uma escolha da população tomar as medidas necessárias para preservar ecossistemas e diminuir a poluição, considerando que, atualmente, a sociedade necessita de ações imediatas no combate às alterações climáticas.

Imagem: Rádio Renascença

Algumas personalidades portuguesas marcaram também presença esta terça-feira na Web Summit 2021, com André Azevedo, a apresentar o promissor plano de transição digital “Portugal Digital”, e o Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo, a falar sobre a excelente resposta portuguesa à crise pandémica no palco Q&A, respondendo às questões do público sobre os desafios que enfrentou no último ano e meio na organização das infraestruturas de vacinação em Portugal, recusando o título de herói, apesar de todo o árduo trabalho e dificuldades encontradas no percurso até tornar Portugal num dos exemplos mundiais no capítulo da vacinação contra a COVID-19.

Por fim, a estrela da noite foi claramente Amy Poehler. A famosa atriz, comediante e ativista, reconhecida por representar Leslie Knope em Parks & Recreation fechou a noite no Centre Stage, sem deixar de parte alguns momentos cómicos, onde não faltou sequer o habitual waffle (o prato favorito de Leslie Knope). Em tópicos mais sérios, Poehler passou uma mensagem de coragem às novas gerações e de luta pela igualdade de género. A ativista acredita que é importante apoiar as jovens para atingirem os seus objetivos e que, no seu percurso, sempre foi inspirada por exemplos femininos que lhe iluminaram o caminho para atingir as suas metas. Amy Poehler considera ainda que as próximas gerações devem ser lideradas por exemplo e menos por intervenção, com liberdade para descobrir novos caminhos.

Exit mobile version