Web Summit 2021 arrancou em grande! Acompanha o Updated nos próximos dias

A Web Summit 2021 arrancou esta segunda-feira, em Lisboa. A equipa do Updated marcou presença na Opening Night com uma grande receção a todos os participantes no regresso à versão presencial da conferência.

A grande abertura deu o mote para a edição deste ano, que conta novamente com um rico cartaz de breakout startups apresentado neste primeiro dia por Filomena Cautela e de onde se destacam as empresas Inferex, benshi.ai e iLoF, com serviços baseados na inteligência artificial.

Como é habitual, Paddy Cosgrave, CEO e fundador da Web Summit, subiu ao palco para dar as boas-vindas a todos os presentes na cerimónia de abertura e para introduzir algumas das personalidades da noite.

Carlos Moedas, recém eleito Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, subiu ao palco para realçar alguns dos seus objetivos para o seu mandato, com a aposta na tecnologia e na capacidade de Lisboa se tornar num dos melhores locais a nível habitacional da Europa.

Já Pedro Siza Vieira, Ministro da Economia, realçou a importância do Governo em apoiar a recuperação da economia mundial após o impacto da COVID-19. Nas palavras de Siza Vieira, a aposta nas energias renováveis e na tecnologia é um dos objetivos do Governo para os próximos anos.

Um dos destaques da noite vai para Nicolas Julia, CEO e cofundador da Sorare, uma das mais bem sucedidas empresas no mercado das NFT, com foco no mercado desportivo. Nicolas Julia realçou o crescimento da empresa em apenas três anos, tendo já atraído um importante investimento do Softbank. Para Julia, o mercado das NFT apresenta-se como um dos mais promissores nos próximos anos, com a valoração de todas as partes da Internet of Things e da identidade de pessoas e produtos online a subirem exponencialmente nos próximos anos.

O movimento #BlackLivesMatter esteve representado na Web Summit pela fundadora do movimento, Ayo Tometi. A ativista fundadora do mais importante movimento humanitário de 2020 realçou as dificuldades que a sociedade cria com base em estereótipos e questões raciais e como é um dos objetivos do movimento proteger as próximas gerações. Tometi realçou o papel dos media para a divulgação das mensagens do movimento #BlackLivesMatter, que muitas vezes são afetadas por questões políticas. Ayo Tometi deixou uma mensagem de incentivo e coragem às minorias em todo o mundo e um apelo à comunidade internacional para uma mudança de mentalidade generalizada.

A noite fechou com Frances Haugen e Libby Liu. Haugen marcou presença na Web Summit para abordar a forma como a sua posição no Facebook a levou a partilhar toda a documentação, que veio a demonstrar como as promessas de Mark Zuckerberg sobre como o Facebook está a tomar as providências necessárias para erradicar o ódio e a violência na rede social não só não são efetivas, como são especialmente agravadas nos países subdesenvolvidos. Libby Liu acompanhou Frances Haugen e falou da importância dos whistleblowers para expor problemas da sociedade ocultos por empresas com a dimensão do Facebook e como estes indivíduos devem ser protegidos.

O Updated vai marcar presença nos próximos dias da Web Summit 2021! Acompanha o diário do evento todos os dias através do nosso site ou das redes sociais.

Exit mobile version