Tecnologia Fácil
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades
No Result
View All Result
tecnologiafacil.com
No Result
View All Result

Google Wear OS: Quando três gigantes se unem

Diogo Simões by Diogo Simões
2021/05/19

Ontem, durante a Google I/O 2021, a Google não só anunciou as novidades do Android 12, como deu o pontapé de saída para algo que, na indústria, já se murmurava. O que foi?

Samsung alia-se à Google

Foi após o anúncio da próxima versão do robô verde, que a Google anunciou que a Samsung, com o seu sistema operativo Tizen, e a Google, com o seu Wear, se iriam juntar. Tudo isto para criar uma plataforma de wearables unificada.

Fonte: Google

Ora, para os mais desatentos, o sistema operativo próprio da Google para produtos da internet das coisas veio, nos últimos anos, a perder a sua popularidade e a ser ultrapassado por toda a sinergia do ecossistema Apple e o seu Apple Watch. Com exemplos desta fraca popularidade vistos em dispositivos Samsung, que usavam o Tizen, da OnePlus, que optou por uma versão diferente da sua Oxygen OS, ou até da Huawei, que nunca criou os seus produtos com base no Wear OS, a Google andava perdida.

Entra a Samsung

Com os intensos rumores de que os próximos relógios da fabricante sul-coreana iriam abandonar o sistema Tizen (Galaxy Watch 4 e Active 4), uma certeza existia: se a Google não permite a personalização no seu Wear OS, a única forma de a Samsung largar o seu sistema proprietário só poderia acontecer se uma “mudança de coração” tivesse ocorrido na Google.

We’re combining the best of @wearosbygoogle and @SamsungMobile Tizen into a unified wearable platform. ⌚ Apps will start faster, battery life will be longer and you'll have more choice than ever before, from devices to apps and watch faces. #GoogleIO pic.twitter.com/vj2aYZD81x

— Google (@Google) May 18, 2021

Após rumores e suposições, foi mesmo isso que aconteceu. É assim, com grande entusiasmo (até por já vos ter dado uma review do Galaxy Watch3), que a Samsung dará a um novo Wear OS tudo o que veio a desenvolver nestes últimos anos. Do que falo? Falo do casamento que a Samsung consegue entre o hardware e software nos seus relógios, de fácil utilização e de uma fluidez de utilização intuitivo e extremamente personalizável. Algo que não acontece na atual plataforma da Google, onde os gestos excessivos dificultam a utilização e praticabilidade na hora de utilizarmos os produtos.

As próprias funcionalidades de saúde da aplicação Samsung Health têm vindo a acompanhar as tendências, ao possuir algoritmos para ler e interpretar eletrocardiograma, pressão arterial, ritmos de sono, stress e os níveis de oxigénio no sangue.

Nem tudo é bom no Tizen, como o ecossistema de aplicações e a sua adotação, o que leva a que, por exemplo, aplicações como o Google Pay ou Google Maps não estejam disponíveis neste SO. Algo que, com uma união entre estas duas fabricantes, se resolve, levando a uma comunidade mais vasta em serviços e qualidade.

As promessas da Google

Fonte: Google (Reprodução Google I/O 2021)

Alguns destes objetivos foram logo apresentados, já que a Google incorporou elementos do Tizen (os tiles) no sistema. Algo que, segundo a mesma, leva a taxas de resposta 30% mais rápidas.

Fonte: Google

Junto a estas otimizações e a uma comunidade alargada de programadores, está a poupança de bateria na hora de monitorizar o sono e medir a frequência cardíaca em produtos com este novo Wear OS.

Quem é o “terceiro gigante” nesta equação?

Photo by Kamil S / Unsplash

A resposta é simples: a Fitbit. Sim, aquela compra inesperada feita pela Google em 2019. Uma adição de peso e que, junto ao que a Samsung já oferece, consegue, no futuro, dar aos utilizadores a profundidade em software de dados de saúde que é característico em algumas funcionalidades do sistema operativo da Apple.

A entrada da Fitbit permitirá uma experiência de utilização mais amigável e o acesso a um vasto leque de hardware que, outrora, esta não tinha à sua disposição.

Wear OS num bom caminho?

Sem querer soar extremamente otimista, mas acredito que sim. Porquê? Bem, pelo próprio passado da Samsung e Google com os dispositivos dobráveis e que levou a novas e otimizadas experiências de utilização. Se aliarmos esta visão conjunta da tecnologia a parcerias que, de facto, têm sustento, poderemos estar numa década altamente entusiasmante para o ressurgimento dos wearables.

Sabemos que o considerado único concorrente Android ao Apple Watch, o Galaxy Watch3, não tem o mesmo share de mercado que a oferta de Cupertino. Porém, estando estes passos dados no mundo Android, não só esta união impulsionará a acessibilidade da tecnologia a todos, como, no fim, levará a que tanto a Apple, Samsung, Google, OnePlus, Xiaomi, Oppo, etc., entrem na corrida de dar mais e melhor aos consumidores.

Num ano em que os restos da pandemia ainda se fazem sentir, esta esfera criativa conjunta poderá, quiçá, no futuro, levar até a mais inovações na saúde e que tenham impacto significativo na vida de cada um de nós

Tags: Tecnologia
Diogo Simões

Diogo Simões

Next Post

Os 8 principais anúncios da Google I/O 2021

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas Noticias

Reclamações sobre burlas nas redes sociais disparam 654%

2022/07/01

IA na base do Google Search Engine

2022/06/30

iPhone 14 pode recuperar a designação “Plus”

2022/06/29

Alexa pode reproduzir a voz de pessoas falecidas

2022/06/29

Xiaomi utiliza tecnologia de voz para ajudar quem tem problemas na fala

2022/06/28

Ferramenta de IA que verifica a idade através do rosto está a ser testado pelo Instagram

2022/06/27

ÚLTIMAS REVIEWS

Reviews

Review Energy System K7 Silent-Ninja: um teclado gaming humilde

2022/04/24
Reviews

Review Energy System M3 Neon: rato gaming a bom preço!

2022/04/21
Notícias

Review aos Urbanista Los Angeles: música sem parar

2022/04/19

Top Dicas

Dicas

Descobre como podes proteger e personalizar o teu Samsung Galaxy

2021/06/21
Dicas

3 aplicações para acabares com o doomscrolling

2021/08/03
Dicas

5 dicas de segurança para Palavras-Passe robustas

2022/05/05
tecnologiafacil.com

Categorias

  • Curiosidades
  • Dicas
  • Entretenimento
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Todos os artigos

Etiquetas

#imperdível 2022 Amazon automação Automóveis baterias burlas online candidaturas Cinema e TV Ciência Crónica Curiosidades câmaras desaparecimento Dicas empregos experiências fantasmas fim Gaming Giveaway Google Huawei Huawei Enterprise Roadshow IE Instagram Internet Explorer junho MWC 2022 novidade Opinião Portugal Digital Awards problemas problemas na fala prémios queixas redes sociais Reviews robôs soluções Tecnologia Text-To-Speech voz Web Summit 2021 Xiaomi

Recentes

Reclamações sobre burlas nas redes sociais disparam 654%

Julho 1, 2022

IA na base do Google Search Engine

Junho 30, 2022
  • Sobre nós
  • Publicidade
  • Política de privacidade
  • Declaração de Ética

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

Go to mobile version