O mundo da tecnologia não abranda, e a Google não é exceção. Após o lançamento da versão beta, a versão final do Android Auto 11.3 já está disponível para todos. Este sistema operativo para automóveis, que se instala no telemóvel para ser conectado ao carro e lançado na sua tela, dá um novo passo na sua evolução.
Como é habitual em cada novo lançamento de uma versão do Android Auto, vamos analisar as novidades que esta traz. A principal inovação desta nova versão é a chegada dos resumos de mensagens gerados por Inteligência Artificial. No entanto, por enquanto, esta opção só está disponível em inglês. Esta funcionalidade permite que o assistente da Google gere um resumo das mensagens pendentes de uma conversação. Assim, se alguém te enviou várias mensagens enquanto conduzes, poderás ter um resumo do que te foi dito, sem teres de ler todas as mensagens uma a uma.
Por enquanto, a função lê as mensagens em português, mas com pronúncia em inglês, o que terá de ser melhorado com a chegada de novas versões. Para acederes a esta funcionalidade, só tens de clicar na opção “Ler em voz alta” na notificação onde te informa que tens mensagens pendentes.
No entanto, ainda há algumas novidades anunciadas há algum tempo que ainda não chegaram a todos, como o suporte para Zoom, o redesenho dos ajustes com Material You ou a possibilidade de mudar a aplicação que se abre no início. Estas são opções que vão chegando pouco a pouco a alguns utilizadores, mas não são lançadas de forma generalizada.
A Google dá prioridade à resolução de bugs e erros internos, por isso a ausência de mais novidades é normal. A empresa não costuma especificar quais os erros que foram corrigidos, por isso também não podemos saber as soluções concretas desta nova versão.
Este é um sistema operativo que funciona no carro enquanto conduzes, por isso qualquer erro pode ser fatal para o utilizador e provocar um acidente. Isto faz com que as atualizações do Android Auto não possam simplesmente lançar uma nova função e depois ir melhorando-a, pois não se podem permitir erros generalizados.
A atualização para o Android Auto 11.3 é bastante simples. Podes fazê-lo diretamente através da Google Play, procurando atualizações das apps instaladas no teu telemóvel, entre as quais aparecerá a do Android Auto. Também podes descarregar a atualização de forma manual, baixando o seu APK desde o APKMirror.
Fonte: Google