Vai ser preciso estratégias anti-stresse: vêm aí 5 anúncios de seguida no YouTube

O YouTube, na sua versão gratuita, vai passar a apresentar, no início de cada vídeo, uma sequência de cinco anúncios que não se podem saltar. Para quem não pretende ver a publicidade, a alternativa é mesmo subscrever o YouTube Premium que ainda confere a vantagem de poder ver vídeos offline.

Os criadores de conteúdo ganham pouco com as publicidades inseridas pela plataforma nos seus vídeos, mas estes 20 ou 30 segundos de publicidade, são uma importante fonte de receita para o YouTube.

Há já muito tempo que o YouTube tem uma sequência de dois anúncios, alguns que se podem saltar ao fim de cinco segundos, outros que duram apenas cinco segundos e outros que podem ir acima dos cinco minutos.

Vários utilizadores do YouTube já estão a receber cinco publicidades seguidas desde o início do mês, embora a inclusão de cinco anúncios esteja prevista para acontecer apenas quando se trata de publicidades que tenham no máximo seis segundos, os chamados “bumper ads”.

Portanto, na pior das hipóteses, o utilizador da versão gratuita do YouTube terá que assistir nestes casos a 30 segundos de publicidade de forma obrigatória se quiser continuar a ver o vídeo. Ao que tudo indica, a medida ainda não se aplica a toda a base da versão gratuita do YouTube, cuja plataforma completa já conta com mais de dois mil milhões de utilizadores, de acordo com o Statista.

Isso é um indício de que a novidade ainda deve estar em testes, com o YouTube a colocar em prática esta nova modalidade de forma gradual e sem a divulgar muito, tendo por objetivo medir a resposta do público e as possibilidades de retorno de investimento.

Em casos mais longos, como vídeos que duram entre os 30 minutos e a hora de duração, outros anúncios poderão ser veiculados no meio da reprodução, mas, novamente, boa parte deles podem ser ignorados. A plataforma não informou se ou quando pretende implementar os cinco anúncios obrigatórios em caráter definitivo.

Fonte: TechNave

Exit mobile version