Tecnologia Fácil
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades
Sem resultados
Ver todos os resultados
tecnologiafacil.com
Sem resultados
Ver todos os resultados

Crónica semanal: Uma semana confusa para o Studio Display

Marcus Mendes por Marcus Mendes
19/03/2022
em Opinião, Todos os artigos
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
465
PARTILHAS
1.5k
VISUALIZAÇÕES
Partilha no FacebookPartilha no TwitterPartilha no Whatsapp

De metade da semana para frente, aconteceu algo bastante raro no mundo Apple e que monopolizou as discussões no mundo da tecnologia: as péssimas reviews ao Apple Studio Display. Especialmente à sua câmara FaceTime, que mesmo sendo o mesmo hardware do iPad (e com direito ao benefício de poder tirar proveito do processamento de imagem do chip A13 Bionic) surpreendeu pela má qualidade de imagem e desempenho até mesmo em condições ideais de iluminação.

De todas as reviews que circularam por aí, a que mais chamou à atenção foi a de Nilay Patel, do The Verge. Ao longo da review, as impressões de Patel dividiram-se entre tudo o que o Studio Display tem que é igual ao LG UltraFine 5K de 27”, e tudo o que ele não tem, como por exemplo, a tecnologia MiniLED.

Apple Studio Display review: nothing to see here
If you must have 5K…
The VergeNilay Patel

Lendo a review, é bastante fácil identificares-te com a frustração de um hardware caro, vindo de uma empresa bastante famosa por não poupar recursos para disponibilizar a melhor tecnologia possível em cada um dos seus produtos, e que no final das contas deixa bastante a desejar. Ou será que é isso mesmo?

A fórmula de procurar pontos ruins para balancear os pontos positivos a respeito de qualquer produto não é exatamente nova. A teoria é que, dessa forma, até mesmo os leitores mais críticos terão a sensação de que o autor do texto foi ponderado e justo na sua avaliação, não se deixando levar pela empolgação do mercado com aquele produto. No caso da Apple, noto isso com bastante frequência em canais do YouTube. Os apresentadores costumam cavar críticas que nem sempre fazem sentido, temendo comentários que os chamem de fanboys ou alguma outra bobagem assim.

O problema é que de vez em quando esta procura pela imparcialidade a todo custo gera um resultado… vazio. Na review de Patel, por exemplo, é perfeitamente justo observar que o Studio Display traz apenas um ecrã LCD. Mas compará-lo com uma tecnologia melhor apenas para provar o ponto de que ele é pior do que a tecnologia melhor parece-me injusto. A Apple não escondeu, por exemplo, que o Studio Display utilizava a tecnologia LCD. Não foi uma surpresa para ninguém. Uma decepção? Talvez. É claro que seria ótimo ela ter utilizado OLED, miniLED, microLED ou qualquer outra tecnologia desenvolvida na última década. Mas compará-lo com uma tecnologia melhor apenas para utilizar como um ponto de referência que por comparação o faça parecer pior é a mesma coisa do que fazer a review de uma bicicleta e listar “não voa” como um ponto negativo, comparando-a com um avião.

Já sobre a câmera FaceTime, isso sim é indiscutivelmente decepcionante. É uma daquelas coisas (assim como o comportamento todo errado da barra de menus no macOS à oportunidade do lançamento dos novos Macs com notch) que, por mais que esse argumento possa parecer cansado, ainda se sustenta: não costumavam acontecer sob a liderança antiga. Exceto, talvez, pelo lançamento do Mobile Me.

A boa notícia é que por utilizar o mesmo hardware de câmara do iPad e o mesmo chip que há tempos vem fazendo um ótimo trabalho de pós-processamento de imagens, teoricamente não há nada que impeça a Apple de corrigir isso com uma (ou mais) atualização de software.

Ela só não conseguirá atualizar o software para incluir as outras coisas que Nilay Patel deu falta. Neste caso, talvez tivesse sido mais proveitoso ajustar as expectativas para fazer a review do produto que foi lançado, e não do que ele gostaria que tivesse sido.

Tags: Crónica
Share186Tweet116Send
Próximo artigo

Samsung Galaxy S21 Ultra — Ainda vale a pena 1 ano depois?

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas Noticias

ChromeOS separa navegador do sistema operacional

2023/09/20

Alerta! Microsoft lança actualizações de segurança urgentes

2023/09/18

Google vai integrar comunicações por Satélite

2023/09/17

Zoom reverte política que permitia treinar IA em dados de clientes

2023/09/16
--FILE--Young Chinese students use tablet PCs during a class at a middle school in Chuzhou city, east China's Anhui province, 1 May 2018.

The number of Chinese Internet-based learners has reached 144 million with the booming online education sector expected to grow over 20 percent a year, said a white paper by the Education Management of Information Center at the Ministry of Education. The comprehensive report on Internet-based education in China discussed practices and development trends in online education, both in schools and for self-motivated learners in society.
It said the overall Internet-based learning index was 3.61 out of five, with online learners scoring lower in metrics measuring their information literacy. It also showed teachers are calling for better equipment and services to support the integration of IT with education.

Formação em IA só chegou a 13% dos colaboradores das empresas

2023/09/15

Confirma-se que o Huawei Mate 60 Pro vai usar chips chineses

2023/09/14

ÚLTIMAS REVIEWS

Reviews

Review Energy System K7 Silent-Ninja: um teclado gaming humilde

2022/04/24
Reviews

Review Energy System M3 Neon: rato gaming a bom preço!

2022/04/21
Notícias

Review aos Urbanista Los Angeles: música sem parar

2022/04/19

Top Dicas

Dicas

Sabe como te podes juntar a uma Netflix Party

2021/02/10
Dicas

YouTube Premium: vale a pena assinar o serviço?

2022/01/22
Dicas

Impermeável vs Resistente à Água: quais as diferenças?

2021/02/25
tecnologiafacil.com

Categorias

  • Curiosidades
  • Dicas
  • Entretenimento
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Todos os artigos

Etiquetas

#imperdível Amazon Android Apple atualização chatgpt Chrome Cinema e TV Ciência Crónica Curiosidades Dicas Elon Musk estados unidos fim Gaming Google hackers IA Instagram inteligência artificial iphone iPhone 14 jogos lua Meta microsoft MWC 2022 Netflix novidade Opinião Portugal publicidade Reviews robô Samsung segurança smartphones Tecnologia Tesla TikTok twitter whatsapp Xiaomi YouTube

Recentes

ChromeOS separa navegador do sistema operacional

Setembro 20, 2023

Alerta! Microsoft lança actualizações de segurança urgentes

Setembro 18, 2023
  • Sobre nós
  • Publicidade
  • Política de privacidade
  • Declaração de Ética

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

Go to mobile version