O Twitter está a testar um novo recurso que permite que os utilizadores controlem quem pode mencionar os seus perfis, à semelhança do que já acontece nas imagens. O objetivo é evitar spam e até mesmo situações desconfortáveis, uma vez que lhes vai ser possível decidir quem o pode fazer: todos, só as contas seguidas ou ninguém.
A descoberta foi feita pela pesquisadora de redes sociais, Jane Manchun Wong e citada pelo Tech Crunch. No primeiro modo, qualquer pessoa poderá mencionar o seu perfil, o que já acontece atualmente. No segundo, apenas pessoas que o utilizador segue poderão fazer uma menção à sua conta, e na terceira opção, nenhum utilizador fazer uma citação.
A rede social lançou recentemente a opção “Unmention”, que permite ao utilizador sair de grupos de conversa do Twitter dos quais já não deseja fazer parte.
Entretanto, também é notícia que o Twitter está a rever as suas políticas de expulsão definitiva dos utilizadores, naquela que é já vista como uma adaptação do conteúdo da rede social à visão de Elon Musk.
De acordo a com publicação, pessoas próximas à rede social relataram que a plataforma está a procurar outras ferramentas de moderação de conteúdo que possam substituir o ato de ser permanentemente banido, que é, atualmente, a penalização mais grave aplicada pelo Twitter.
O Twitter ainda não comentou estes avanços. Este é o recurso mais recente que o Twitter terá testado em 2022. Em maio, começou a testar um recurso que permite controlar quem pode e não pode ver os seus tweets e, em julho, a empresa começou a testar um recurso de status. O Twitter também testou um botão de edição em setembro antes de lançar o recurso apenas para os assinantes do Twitter Blue.
Elon Musk autodenomina-se “absolutista da liberdade de expressão” e na semana passada refez o acordo de compra do Twitter, o que pode ter motivado a revisão das políticas da empresa.