O Twitter anunciou que a autenticação em duas etapas feita por SMS será exclusiva para assinantes do Twitter Blue. A mudança está a motivar insatisfação uma vez que os utilizadores não querem pagar para poder utilizar o mecanismo de segurança, descreve a CNN.
Em comunicado enviado aos utilizadores com a autenticação em duas etapas habilitada por mensagem de texto, o Twitter informou sobre a exclusividade da solução. Os utilizadores devem remover a ferramenta até 19 de março de 2023 para evitar perder acesso ao Twitter.
As autenticações de dois fatores com chave de segurança ou app de autenticação pelo Google Authenticator e Microsoft Authenticator, por exemplo, são mais eficientes e, para já, gratuitas. O facto de a autenticação de dois fatores no Twitter passar a ser paga, pode ajudar a suportar os gastos da plataforma, mas, normalmente, quando mudanças deste nível são implementadas, as empresas tendem a incentivar a adoção de mecanismos melhores e gratuitos antes de tomar tal decisão.
Se tivesse seguido diretrizes semelhantes a outros operadores, o Twitter teria passado vários meses a incentivar a adoção de chave de autenticação ou app de autenticação para proteção e só depois avisaria que a verificação por SMS estaria dependente de pagamento.
“Incentivamos aqueles que não são assinantes do Twitter Blue a considerarem o uso de uma app de autenticação, que exige que tenha posse física do método de autenticação e é uma ótima maneira de garantir a segurança da sua conta”, referiu a empresa num comunicado on-line.
Assim, a partir de 20 de março, a dupla autenticação por SMS passa a ser um exclusivo da modalidade Twitter Blue, obrigando a pagar por esta funcionalidade. Para os restantes utilizadores que não pretendem pagar, deverão então optar por outro método para assegurar a sua segurança. Quem não assinar o Twitter Blue tem 30 dias para desabilitar o método e inscrever-se noutro.
Fonte: CNN