Em 2022 a OnePlus alterou, por completo, o seu jogo. Quer por meio de um lançamento do OnePlus 10 Pro na China no começo do ano até ao esquecimento do modelo standart aquando da sua apresentação no ocidente, no passado mês, a empresa mudou o seu esquema.
Isto não só confundiu e desiludiu os fãs da marca, como as confusões a respeito de uma eventual mudança de skin do Android alimentaram as conversas em torno dos planos da marca para o ocidente. Mas, afinal, o que sabemos destes planos? Que equipamentos vai a empresa lançar?
Teremos algum OnePlus 10?
Pelo que sabemos do mundo tecnologia, nomeadamente do Techradar, que se encontrou com o fundador da OnePlus na MWC 2022, o alinhamento da linha 10 será constituído somente por um equipamento: o OnePlus 10 Pro. Mas será que é inteiramente verdade?
Pelas informações avançadas pelo portal 91Mobiles, a empresa está a preparar o lançamento de um novo equipamento com nome de código “Oscar” e que deverá sair entre abril e junho. Apesar de se especular que seja o OnePlus 10, pouco se sabe após a omissão desta variante na apresentação de março da marca.
Assume-se, na indústria, que o modelo standart está, na verdade, cancelado, dando lugar a um OnePlus 10R. Todavia, segundo o leaker Max Jambor, o modelo OnePlus 10 existe internamente e que será uma questão de tempo até sair.
Isto leva-nos a perguntar: é relevante para a marca apresentar um OnePlus 10 ao lado do 10 Pro quando o lançamento dos modelos Nord 2 e Nord 2T consistirá numa oferta “sólida” da marca?
É muita especulação num diz que disse digno de novela mexicana, o certo é que a empresa também esconde, naturalmente, os seus planos para o OnePlus 10 Ultra pelo que a empresa poderá estar, naturalmente, a esconder outras variantes. Nisto, conseguimos perceber que um OnePlus 10 ou 10R terá o Snapdragon 8 Gen 1 ou o Dimensity 9000. Contará com um ecrã AMOLED a 120Hz sem a tecnologia LTPO, 8 a 12GB de RAM e, pelo menos, uma velocidade de carregamento situada nos 65W.
O OnePlus 10 Ultra
Novamente, não existem evidencias concretas pela marca, mas são diversos os leakers que apontam para a existência deste equipamento que deverá ser lançado no final do ano. A ser verdade, será uma oportunidade única para a marca. Afinal de contas, não só será um concorrente direto aos futuros Pixel 7, ao mesmo tempo que, na Europa, oferecerá uma nova escolha face aos dobráveis que a Samsung deverá apresentar por essa altura. Isto, claro, ao mesmo tempo que concorre com a futura gama iPhone 14.
Pela informação vinculada na rede Weibo e detetada pelo NotebookChek, o equipamento deverá manter o Snapdragon 8 Gen 1 Plus, um processador ainda por anunciar e que deverá resolver alguns problemas de temperatura.
O design será idêntico ao do modelo Pro e é baseado numa patente da marca que diz respeito a uma câmara periscópica. Não deixa assim de ser surpreendente como a empresa quer concorrer com as mais recentes ofertas de empresas como a Samsung que adotam esta tecnologia desde 2020, seguindo as pisadas da Huawei, em 2019.
Apesar do novo processador e de um novo sensor fotográfico, não deveremos esperar grandes diferenças nas especificações do atual 10 Pro para além de um ecrã ligeiramente maior e, talvez, um maior número de megapixéis. A maior mudança deverá ser, talvez, no futuro OxygenOS 13 baseado no Android 13 que deverá sair mais cedo este ano.
Deverá valer a pena esperar por este hipotético equipamento? Bem, talvez pela vertente do processador melhorado e de um novo sensor telefoto para os amantes do zoom. Caso contrário, o OnePlus 10 Pro deverá permanecer uma boa compra.