Aproxima-se o esperado 9 de fevereiro para os amantes do mundo Android, dia em que a Samsung irá revelar a sua nova gama S22. A gigante sul-coreana tem por tradição apresentar no início de cada ano a sua linha de topo e, em 2022, vamos ficar a conhecer (ao que tudo indica) três novos exemplares.
O nome ainda não foi confirmado de forma oficial (especialmente para o último modelo), mas seguindo a nomenclatura da Samsung, será quase certo que em 2022 os novos Samsung Galaxy S22, S22+ e S22 Ultra sejam três smartphones a liderar o mercado Android e a elevar os standards para mais um ano. Na verdade, a própria empresa promete a definição de um novo épico.
Com tantas fontes a partilharem detalhes sobre os novos smartphones, vamos de seguida reunir os detalhes conhecidos sobre as três variantes até ao momento. E, segundo tudo o que sabemos, a linha Samsung Galaxy S22 promete.
Design

A nova geração de terminais de topo da Samsung vai dividir-se quanto ao seu design. Segundo várias fontes e imagens oficiais, a empresa tomou a decisão de dar ainda mais destaque à versão Ultra, com um design próprio e distintivo e que dará muito que falar.
Após descontinuar a linha Galaxy Note em 2021, as fugas de informação sobre o Samsung Galaxy S22 Ultra vêm revelar que este poderá incorporar todas as características que os fãs tanto apreciavam na linha Note. Assim, as primeiras imagens sobre o novo Galaxy S22 Ultra têm revelado um design bem diferente do Galaxy S21 Ultra e que parece mais um sucessor do Galaxy Note20 Ultra.

As parecenças são notórias graças aos cantos retos e parte superior e inferior planas, com as laterais curvas. Mais curioso é o compartimento próprio para alojar a S Pen, característica exclusiva da linha Galaxy Note e que pela primeira vez é incluída num smartphone Galaxy S.
Outro grande diferenciador será o design das câmaras do Samsung Galaxy S22 Ultra, com um módulo de câmaras separado da lateral do smartphone.
Contrariamente à versão Ultra, os Galaxy S22 e S22+ manterão, alegadamente, um design quase idêntico ao apresentado pelos seus antecessores Galaxy S21 e S21+. Os novos smartphones vão manter dimensões semelhantes à anterior geração, bem como o mesmo design para o módulo de câmaras, que se funde com a estrutura em alumínio. Estes equipamentos, e contrário ao apresentado o ano passado, vão ser construídos em vidro, abandonado o plástico. A própria simetria foi melhorada, estando mais compactos.

Ainda na questão da construção dos equipamentos são diversos os rumores a dar conta da presença de um novíssimo Gorilla Glass Victus+ e da inclusão de nova resistência às lentes das câmaras dos equipamentos com a tecnologia Super Clear Lense.

Especificações
Um dos principais pontos atrativos da linha Samsung Galaxy S22 será o seu novo par de processadores. Em alguns mercados, como os Estados Unidos da América ou a China, a Samsung vai equipar os seus novos smartphones com o novo processador Qualcomm topo de gama para 2022, o Snapdragon 8 Gen 1, que mais uma vez deverá ser a principal escolha das fabricantes Android.

No entanto, a Samsung tem uma nova proposta pela qual os fãs de tecnologia têm aguardado ansiosamente. Trata-se do novo processador Exynos 2200, que será estreado no mercado pela linha Galaxy S22 e que é o primeiro resultado da parceria entre a Samsung e a AMD.
Este processador, fabricado de raiz pela Samsung, vai juntar a mestria da empresa sul-coreana no desenvolvimento de CPU’s ARM com as capacidades da AMD ao nível do processamento gráfico. O resultado será um processador que vai herdar a arquitetura RDNA 2 da AMD e que terá inclusive suporte para ray tracing, podendo tornar-se finalmente no processador que consegue destronar os processadores Apple no mercado mobile.
Este processador acaba por não ter muitas características ainda conhecidas (como já cobrimos), mas é esperado uma nova eficiência energética face à nova construção de 4nm e uma performance duplicada na componente neuronal.
Este processador irá alimentar a novíssima OneUI 4.1, que segundo alguns rumores, deverá trazer ainda mais estabilidade, animações, mais opções de personalização de cor (introduzidas no Android 12 e na OneUI 4), assim como a possibilidade de agruparmos widgets como no iOS.
Outra característica conhecida é também a capacidade da bateria das versões ‘Plus’ e ‘Ultra’. A listagem de certificação 3C revelou recentemente que o Galaxy S22+ utilizará uma bateria de 4,500 mAh (ligeiramente mais pequena que a bateria de 4,700 mAh do Galaxy S21+), enquanto o Galaxy S22 Ultra utilizará a mesma capacidade de 5,000 mAh do seu antecessor. Somente os modelos Plus e Ultra conseguirão, contudo, carregar a 45W.
Câmaras

No departamento das câmaras, há boas notícias para os fãs. Segundo FrontTron, ambos Galaxy S22 e S22+ vão finalmente abandonar a câmara principal de 12MP para receber o muito superior sensor de 50MP Isocell GN2 da própria Samsung. Este sensor poderá ser uma unidade RGBW e deverá garantir gravação de vídeo em slowmotion 120fps com resolução 4K. A acompanhar estes sensores estarão as habituais câmaras de 12MP grande-angular e telefoto.

Já no Galaxy S22 Ultra, ao contrário do que vários fãs esperavam, a Samsung não deverá incluir como câmara principal o seu novo sensor de 200MP. Contrariamente, a empresa sul-coreana voltará a apostar no mesmo sensor de 108MP que encontramos no seu antecessor. Tal como nas outras duas variantes, sensores de 12MP fazem o papel de câmaras grande-angular, sendo que veremos também aqui uma câmara periscópio de 10MP a 10x de zoom ótico e uma outra a 10x para zoom ótico de 3x. Contamos ainda com a presença, no sensor principal, de Super Clear Lens, que deverá ser algo visto em equipamentos da Sony Xperia, por exemplo, que oferece mais resistência e reduz os efeitos da incidência de luz direta nas fotos.
Por fim, a câmara frontal de ambos Galaxy S22 e S22+ utilizará um sensor de 10MP, segundo o website holandês Galaxy Club. A mesma fonte garante, no entanto, que o Samsung Galaxy S22 Ultra vai subir a parada para os 40MP na sua câmara frontal, o que mais uma vez torna um dos mais completos smartphones a chegar ao mercado em 2022.
Preço e lançamento
Sendo três dos mais importantes terminais para 2022, os preços serão também um ponto importante para os fãs que aspiram adquirir um exemplar. Fabricantes como a Samsung sentem-se bem confortáveis com preços superiores a mil euros e, ao que tudo indica, dois dos três modelos da linha Galaxy S22 deverão ultrapassar esta barreira.
Enquanto o Galaxy S22 deverá estar disponível por um preço a rondar os 800 euros na sua versão base, o Galaxy S22+ deverá elevar-se aos 1.000 euros, enquanto o Galaxy S22 Ultra assume um preço verdadeiramente premium, que deverá estar próximo dos 1.200 euros na sua variante base de armazenamento e RAM.
Contudo, será de esperar que a empresa tenha diversas ofertas para quem realizar a pré-venda dos equipamentos, sendo que podemos perspetivar ainda a possibilidade de alugar os equipamentos (tal como em Portugal é possível nos dispositivos Fold e S21 FE).