A fabricante de chips Taiwan Semiconductor Manufacturing Company Ltd (TSMC) iniciou a produção em massa dos chips mais avançados no sul de Taiwan. À Reuters o presidente da empresa diz que pretende continuar a expandir a capacidade de produção na ilha.
A tão esperada produção em massa de chips com tecnologia de 3 nanómetros verifica-se numa altura em que as atenções estão centradas nos planos de investimento da maior fabricante de chips contratada do mundo. A TSMC tem uma posição dominante como fabricante de chips avançados usados em tecnologia desde smartphones a veículos de combate.
“A TSMC quer manter a sua liderança em tecnologia enquanto investe significativamente em Taiwan, para prosperar num meio que tão bem conhece”, disse o presidente da TSMC, Mark Liu, acrescentando que a procura pelo chip de 3 nanómetros da empresa é cada vez “mais forte”, devido ao crescimento de tecnologias como o 5G.
Na fábrica do Arizona, nos Estados Unidos, o investimento no último trimestre de 2022 triplicou.
A empresa taiwanesa, que conta com a Apple Inc (AAPL.O) e a Nvidia Corp (NVDA.O) entre os seus principais clientes, também está a construir uma fábrica de chips no Japão e afirmou que está na calha uma possível expansão para a Alemanha. A maior parte da produção continua, no entanto, a ser feita em Taiwan.
O governo de Taiwan rejeitou as preocupações sobre uma tendência de “adeus a Taiwan2 para a indústria de chips, dizendo que a posição da ilha como grande produtora de semicondutores e fabricante dos chips mais avançados é segura.
A TSMC é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, tendo sido a primeira fábrica a produzir chips de 7 e 5 nanómetros, posteriormente aplicados no microprocessador Apple A14, o primeiro a comercializar a tecnologia de litografia Extreme Ultraviolet (EUV) em grandes volumes.