TikTok limita adolescentes a 60 minutos por dia de utilização

TikTok lançou uma série de funcionalidades concebidas para reduzir o tempo de utilização e melhorar o bem-estar dos seus utilizadores mais jovens. A partir da próxima semana, será aplicado um limite automático de 60 minutos diários de tempo de ecrã a todos os utilizadores com menos de 18 anos de idade. Este limite pode ser desativado pelos adolescentes, mas se excederem os 100 minutos de utilização recomendados, ser-lhes-á pedido que definam um novo limite. Isto faz parte dos esforços contínuos do TikTok para promover o uso saudável de dispositivos móveis entre a sua audiência mais jovem.

A funcionalidade, que foi testada durante o seu primeiro mês, viu um impressionante aumento de 234% nos utilizadores que se voltaram para as ferramentas de gestão do tempo. Para garantir que os adolescentes se mantenham conscientes dos seus números de utilização, é-lhes enviada semanalmente uma notificação na caixa de entrada contendo uma repartição do seu tempo de ecrã acumulado ao longo do tempo.

Isto encoraja os utilizadores mais jovens a terem em mente o tempo que passam no TikTok e permite-lhes tomar decisões conscientes sobre se devem ou não prolongar o limite sugerido. Para além disso, esta funcionalidade proporciona aos utilizadores o controlo sobre quando e durante quanto tempo as notificações push estão activas, permitindo uma maior personalização da sua experiência e uma melhor gestão dos níveis de distracção.

O TikTok afirma ter consultado pesquisas acadêmicas atuais e especialistas do Laboratório de Bem-Estar Digital do Hospital Infantil de Boston ao decidir por quanto tempo a restrição de tempo deveria ser.

“Embora não exista uma posição coletivamente sobre quanto tempo de utilização é ‘demais’, ou mesmo o impacto do tempo de ecrã de forma mais ampla, reconhecemos que os adolescentes geralmente precisam de suporte extra quando começam a explorar o mundo online de forma independente”, disse Cormac Keenan, chefe de confiança e segurança da TikTok, num comunicado.

A experiência limitada da aplicação “TikTok for Younger Users” foi concebida para proporcionar um ambiente seguro e adequado à idade das crianças com menos de 13 anos de idade. Para garantir que os utilizadores aderem a este limite de tempo, cada conta tem um limite de tempo de ecrã de 60 minutos que não pode ser ultrapassado. Se o utilizador atingir este limite de tempo, terá de ter o seu dispositivo desbloqueado por um dos pais ou tutor para poder aceder a mais 30 minutos.

Exit mobile version