TikTok cria imagens a partir de frases

O TikTok adicionou recentemente um novo efeito que recorre a inteligência artificial para criar imagens a partir de uma frase fornecida pelo utilizador. Essa imagem pode, depois, ser usada como “pando de fundo” dos seus vídeos na plataforma.

Segundo a Nylon, o novo recurso é semelhante ao famoso DALL-E (IA de código aberto que tem vindo a ganhar popularidade), e é uma das primeiras aplicações deste tipo de tecnologia a estar disponível para o utilizador comum. De recordar que a DALL-E já chegou a fazer um design para o Apple Car.

Chamado de AI greenscreen, o efeito ainda não tem os resultados mais incríveis de sempre, mas está já a ser utilizado pelos criadores de conteúdo. Anteriormente,  a app de vídeos curtos já tinha começado, também, a fazer testes de minijogos em HTML. 

Além do seu estilo mais simples, a IA usada pela rede social chinesa também possui uma lista extensa de limitações, o que é compreensível, mas também alguns recursos importantes, como o facto de limitar a geração de imagens que tenham conteúdo gráfico, nudez ou outros temas sensíveis. Mesmo que o utilizador refira termos pouco indicados quando pretende gerar uma imagem, os resultados nunca chegam a mostrar algo completamente explícito. Esta estratégia procura evitar que haja contas na plataforma a serem bloqueadas e também evitar que o TikTok seja envolvido em possíveis processos.

O efeito já pode ser usado pelas cerca de mil milhões de pessoas que mensalmente utilizam o TikTok. Para o descobrir, só tem de tocar no botão de criação de um novo post, ir a “Efeitos” e pesquisar pelo seu nome. Pode ser preciso tentar criar a imagem mais do que uma vez para ver o resultado final.

Este tipo de tecnologia está a consolidar-se no mercado, pelo que é provável que mais sistemas apareçam a querer desenvolver este conceito e que os que já existem recebam atualizações e melhoramentos.

Fonte: Nylon

Exit mobile version