Tecnologia Fácil
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades
Sem resultados
Ver todos os resultados
tecnologiafacil.com
Sem resultados
Ver todos os resultados

Thiel, Musk e os perigos de um bolso muito profundo

Marcus Mendes por Marcus Mendes
16/04/2022
em Opinião, Todos os artigos
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
465
PARTILHAS
1.5k
VISUALIZAÇÕES
Partilha no FacebookPartilha no TwitterPartilha no Whatsapp

Uma das situações mais curiosas para quem escreve sobre tecnologia é aquela que vem quando estamos a escrever sobre um assunto enquanto este próprio assunto está a evoluir. Ainda mais no caso de uma coluna opinativa, é como tentar acertar um dardo em um alvo móvel, estando de olhos vendados. É assim que me sinto sobre toda a situação a envolver Elon Musk e o Twitter, mas é humanamente impossível eu não escrever sobre isso mais uma vez esta semana.

Do último sábado para cá, tudo mudou. Musk não fará mais parte do painel do Twitter, o Twitter mostrou que o clima de amizade entre o executivo e a empresa se transformou num clima de antagonismo mais rapido do que o casamento de grandes celebridades e, enquanto escrevo este texto, Elon Musk está a dar uma entrevista ao TED Talk e a dizer que ele tem um Plano B na manga, caso o Twitter não aceite a sua proposta de vender a empresa por US$43 biliões.

Por ter sido uma declaração dada literalmente há alguns minutos, ainda não existem muitos (bem, nenhum) detalhes sobre qual é este Plano B. Mas é claro que a principal especulação é que Musk pretende comprar o equivalente a 51% (ou talvez 50%+1) das ações do Twitter para dar início ao chamado Hostile Takeover, assumindo o controlo de uma empresa de forma legal, ainda que sem a permissão ou um acordo com a empresa a ser controlada. Outra possibilidade é que Musk esteja a pensar anunciar de uma forma bastante pública a venda de todas as suas ações do Twitter, na esperança de fazer o preço dos papéis da empresa despencarem e, assim, ele poder comprar (ou assumir o controlo) da empresa por um valor muito menor do que o valor atual.

Seja como for, toda esta situação tem um aspecto bastante parecido com o do processo que levou à falência o site Gawker. Essencialmente, o site (que era uma espécie de TMZ piorado) foi responsável pela divulgação não-autorizada da informação de que o executivo Peter Thiel, co-fundador do PayPal junto de Elon Musk, era homossexual. Daquele ponto em diante, Thiel adotou a missão de tirar o site do ar. E conseguiu. O que Thiel fez foi oferecer dinheiro ilimitado para um processo do ex-lutador Hulk Hogan contra o Gawker, e o processo faliu o site. Nota: o processo nada tinha a ver com Peter Thiel. Mas Thiel encontrou neste processo a oportunidade perfeita de se vingar do site, aproveitando-se de uma conta bancária ilimitada e um momento de fragilidade do… inimigo.

Percebes aqui a semelhança com a situação envolvendo Elon Musk e o Twitter? De há uma semana para cá, ficou absolutamente claro para mim que Musk vê o Twitter como uma presa fácil, liderada por um CEO desconhecido e recém-chegado a um cargo inédito. O seu preço, como eu já disse aqui algumas vezes, é uma barganha quando comparado com o impacto social que o site representa. Para Musk, comprar o Twitter por US$43 biliões representa um compromisso financeiro menor do que quando nós, reles mortais, nos comprometemos a comprar um iPhone.

O mais curioso aqui é a fixação de Musk com a ideia de transformar uma empresa pública em uma empresa privada. Ele tentou fazer isso com a própria Tesla, e agora quer fazer a mesma coisa com o Twitter. Parece-me que ele quer que a sua biografia descreva a salvação de duas empresas com métodos opostos, já que abrir o capital da Tesla foi uma das coisas que salvou a empresa da falência.

De qualquer forma, o mundo inteiro seguirá aguardando o desfecho desta história, que a esta altura é impossível de prever se acontecerá hoje, amanhã, nunca, ou se a esta altura, ele já aconteceu. A verdade é que se Musk de facto conseguir aplicar uma espécie de coup d’état no Twitter graças aos seus bolsos profundos, assim como Peter Thiel tirou o Gawker do ar sem grandes impactos em sua saúde financeira, entraremos num perigoso período do capitalismo moderno: aquele em que as vidas profissionais de dezenas de milhares de pessoas, neste caso os funcionários que trabalham no Twitter e nada têm a ver com a história com Musk, podem ficar à mercê da vaidade de um multibilionário com muito tempo livre, muito dinheiro de sobra, e que talvez esteja apenas a tentar provar a si mesmo que é tão poderoso quanto os seus seguidores do Twitter acreditam ser.

Tags: Crónica
Share186Tweet116Send
Próximo artigo

Galaxy S9 deixa oficialmente de receber atualizações

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas Noticias

ChromeOS separa navegador do sistema operacional

2023/09/20

Alerta! Microsoft lança actualizações de segurança urgentes

2023/09/18

Google vai integrar comunicações por Satélite

2023/09/17

Zoom reverte política que permitia treinar IA em dados de clientes

2023/09/16
--FILE--Young Chinese students use tablet PCs during a class at a middle school in Chuzhou city, east China's Anhui province, 1 May 2018.

The number of Chinese Internet-based learners has reached 144 million with the booming online education sector expected to grow over 20 percent a year, said a white paper by the Education Management of Information Center at the Ministry of Education. The comprehensive report on Internet-based education in China discussed practices and development trends in online education, both in schools and for self-motivated learners in society.
It said the overall Internet-based learning index was 3.61 out of five, with online learners scoring lower in metrics measuring their information literacy. It also showed teachers are calling for better equipment and services to support the integration of IT with education.

Formação em IA só chegou a 13% dos colaboradores das empresas

2023/09/15

Confirma-se que o Huawei Mate 60 Pro vai usar chips chineses

2023/09/14

ÚLTIMAS REVIEWS

Reviews

Review Energy System K7 Silent-Ninja: um teclado gaming humilde

2022/04/24
Reviews

Review Energy System M3 Neon: rato gaming a bom preço!

2022/04/21
Notícias

Review aos Urbanista Los Angeles: música sem parar

2022/04/19

Top Dicas

Dicas

4 aplicações para os amantes de leitura

2022/01/14
Dicas

Telegram: 10 dicas para uma utilização segura

2022/04/09
Dicas

Como trabalhar com um smartphone Android e um MacBook

2022/02/04
tecnologiafacil.com

Categorias

  • Curiosidades
  • Dicas
  • Entretenimento
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Todos os artigos

Etiquetas

#imperdível Amazon Android Apple atualização chatgpt Chrome Cinema e TV Ciência Crónica Curiosidades Dicas Elon Musk estados unidos fim Gaming Google hackers IA Instagram inteligência artificial iphone iPhone 14 jogos lua Meta microsoft MWC 2022 Netflix novidade Opinião Portugal publicidade Reviews robô Samsung segurança smartphones Tecnologia Tesla TikTok twitter whatsapp Xiaomi YouTube

Recentes

ChromeOS separa navegador do sistema operacional

Setembro 20, 2023

Alerta! Microsoft lança actualizações de segurança urgentes

Setembro 18, 2023
  • Sobre nós
  • Publicidade
  • Política de privacidade
  • Declaração de Ética

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

Go to mobile version