Estados Unidos, Europa, e Portugal estão juntos numa estatística: o Tesla Model Y foi o carro elétrico mais vendido em 2022. Em Portugal, o SUV compacto superou toda a concorrência, ao vender mais do dobro do segundo classificado (BMW i4, com 864 unidades vendidas). O modelo da Tesla deixou para trás todos os concorrentes, com 1731 unidades vendidas em Portugal, e é, pela segunda vez, o carro elétrico mais vendido em toda a Europa. Depois do Tesla Model 3 ter ficado em terceiro lugar e o Peugeot e-2008 em quarto, o 5.º posto é ocupado pelo mais “humilde” Dacia Spring, que antes do verão terá uma versão com 48 kW de potência.
Ao longo dos anos, os veículos da Tesla tornaram-se frequentemente os mais vendidos em determinados mercados europeus. No entanto, nunca liderou a lista dos carros mais vendidos em todo o continente europeu até setembro de 2022, quando assumiu o controlo dos países europeus. De acordo com a notícia, a Tesla entregou quase 20.000 veículos Modelo Y na Europa em novembro. Em dezembro, só na Noruega foram entregues cinco mil unidades. A Tesla vendeu 19.144 unidades do SUV premium de médio porte, num ganho de mais de 260% em relação ao mesmo mês do ano passado.
O aumento da popularidade do Model Y na Europa coincide com o aumento da produção do Model Y pela Tesla na Gigafactory Berlin.
Elon Musk ambiciona que o Model Y se torne no veículo elétrico mais vendido do mundo, e parece estar no bom caminho até porque quer passar a produzir mais de 100.000 Model Y por mês.
Em 2022 foram vendidos em Portugal 17.817 automóveis ligeiros de passageiros elétricos e 996 ligeiros de mercadorias com o mesmo tipo de motorização. Entre estes, o mais vendido e o único a passar as duas centenas foi o Peugeot e-Partner, com 205 unidades.
Fonte: ElecTrek