A Microsoft está a solicitar a milhões de utilizadores do Windows que verifiquem os seus PCs o mais rapidamente possível para evitarem correr sérios riscos a breve trecho. Qualquer pessoa que use uma versão mais antiga do Windows tem de fazer algumas alterações urgentes ainda esta semana.
O aviso, emitido pela Microsoft, deve-se ao fim do suporte para o Windows 8.1, que não vai receber mais atualizações ou patches de segurança depois de dia 10 de janeiro.
Quem ainda tem este software a correr no computador pode estar fortemente sujeito a ataques cibernéticos e bugs indesejados, já que a Microsoft não vai fazer mais nenhuma atualização depois da próxima terça-feira. Embora o Windows 8.1 tenha sido lançado em 2013, ainda é usado por um número surpreendentemente grande de clientes em todo o mundo.
De acordo com a mesma fonte, o Windows 8.1 continua a ser o quarto sistema operacional da Microsoft mais usado no planeta, com cerca de 2,45% de todos os utilizadores com o Windows instalado nos seus dispositivos. O fim desta linha de apoio é bastante preocupante, pois vai afetar milhões de pessoas e pode deixar muitos PCs vulneráveis a ataques.
Para deixar bem claro os problemas que os utilizadores têm ao não atualizar os seus computadores, a Microsoft explicou que “embora se possa continuar a usar um PC que corra o Windows 8.1, sem atualizações contínuas de software e segurança, o PC estará em maior risco de deixar entrar vírus e malware. Recomendamos a atualização para uma versão do Windows que ainda é compatível. Um novo dispositivo que pode executar o Windows 11 facilita a transição e proporciona uma melhor experiência ao utilizador”.
Quem tiver o 8.1 instalado, depara-se agora com duas alternativas: ou muda para o Windows 10 ou atualiza para o sistema operacional Windows 11 mais recente.
Saltar para o Windows 11 quase certamente significa comprar um novo PC, pois a maioria dos laptops mais antigos não é compatível com este software.