O Telegram é atualmente um dos serviços de mensagens mais conhecidos do mundo e uma das melhores alternativas ao WhatsApp. Disponível para Android e iOS, esta aplicação continua a reunir cada vez mais fãs e não é difícil perceber a razão.
Uma das vantagens do Telegram é como oferece vários níveis de segurança e, em simultâneo, uma flexibilidade conveniente aos utilizadores, que podem filtrar de forma eficiente a informação que consideram mais valiosa para estar protegida.
Neste artigo vamos listar dez dicas que vão ajudar os utilizadores do Telegram a recorrerem à aplicação de forma segura e sem grandes dificuldades.
Chat Secreto
O Telegram permite aos utilizadores saltarem de dispositivo para dispositivo tendo sempre acesso às mensagens trocadas através da aplicação. No entanto, esta forma de trocar mensagens significa haver sempre um sistema de nuvem que armazena a informação, aumentando o risco de fugas indesejadas.
Para prevenir esta situação, o Telegram permite aos utilizadores criarem o Secret Chat, conversas com encriptação end-to-end. Para tal, o utilizador deve selecionar a opção “Nova Mensagem” e escolher “Novo Chat Secreto”.


Verificação em Duas Etapas
O sistema de verificação em duas etapas é uma das melhores formas de manter a nossa informação segura, já que aumenta o nível de barreiras que um visitante indesejado tem de ultrapassar para aceder aos nossos segredos.
No Telegram é facilmente configurável, bastando para tal aceder ao menu “Configurações” e escolher a opção “Verificação em Duas Etapas”.


Desativar Sessões Ativas
Como referimos no início do artigo, o Telegram permite manter várias sessões ativas entre vários dispositivos, tornando conveniente o seu uso caso tenhamos por hábito navegar entre um smartphone ou um tablet, por exemplo. No entanto, podemos por vezes perder o rasto a logins feitos em vários dispositivos, arriscando assim os dados da nossa conta.
Nesse sentido, é possível aceder ao menu “Configurações”, selecionar “Sessões Ativas” e encerrar todas as sessões.



Conteúdo temporário
Através do Telegram é possível enviar conteúdo temporário. Isto é, qualquer imagem ou vídeo enviado tem um prazo de validade, pelo que após expirar, deixará de poder ser visto.
Para tal, ao enviar uma mensagem, devemos selecionar o ícone dedicado a anexar conteúdo à mensagem, escolher o que pretendemos enviar e, no menu pré-envio, selecionar o botão “Self-Destruct Timer” (que possui a aparência de um cronómetro), escolhendo depois o tempo que pretendemos para esse conteúdo.




Apagar mensagens enviadas
Há várias razões pelas quais poderemos querer apagar uma mensagem. O Telegram permite-nos apagar mensagens não só enviadas por nós, mas também por nós recebidas. Para tal, basta selecionar a mensagem desejada (ou, neste caso, indesejada), carregar no botão “Apagar” e selecionar o visto em “Apagar para”.


Desbloqueio por código
Pretendes manter a tua sessão segura num dispositivo? O Telegram permite bloquear a aplicação que apenas poderá ser desbloqueada através de um código pessoal. Para tal, basta aceder a “Configurações”, “Privacidade e Segurança” e escolher a opção “Senha de Bloqueio”.




Utilizar um Proxy
Atualmente, utilizar uma VPN é relativamente comum e uma boa forma de protegermos a nossa identidade. Apesar de não ter uma VPN incluída na aplicação, o Telegram permite ao utilizador recorrer a um servidor externo (“proxy”) para proteger o nosso endereço IP.
Para tal, basta aceder a “Configurações”, “Dados e Armazenamento” e escolher a opção “Configurações de Proxy”, selecionando depois os botões para ativar.



Limitar adições a grupos
Com o Telegram é possível escolher quem nos consegue adicionar a grupos de chat, o que se torna conveniente para aqueles que são constantemente adicionados a grupos que podem não ter o mínimo interesse.
O processo é simples: aceder a “Privacidade e Segurança”, escolher “Grupos” e selecionar quem pode ou não nos atirar para conversas de grupo.



Apagar informações de pagamento e entrega
O uso de informações de pagamento e entrega deve ser sempre cuidadoso, mesmo através do Telegram. Por isso mesmo, este serviço permite eliminar de forma fácil toda a informação relativa a pagamentos efetuados na própria app.
Para tal, basta aceder a “Privacidade e Segurança” no menu “Configurações” e selecionar a opção “Limpar Dados de Pagamento e Entrega”.



Temporizador para eliminar a conta
Uma das melhores funcionalidades do Telegram é a possibilidade de auto eliminar a conta do utilizador após algum tempo sem utilizar. É possível através desta funcionalidade definir um prazo para que a nossa conta seja automaticamente destruída em caso de não utilização por esse período predefinido.
Acedendo às “Configurações”, escolhemos “Privacidade e Segurança” e selecionar “Apagar a minha conta” “Se inativa por” e escolher o período temporal.

