A ferramenta de suporte Stadia Controller Bluetooth do Google está agora ativa, permitindo que todos os controladores Stadia se liguem a PCs e outros dispositivos com Bluetooth Low Energy. A ferramenta do Google para atualizar os controladores Stadia funciona na web usando o Chrome deve funcionar para os utilizadores do Windows e macOS sem a necessidade de baixar um aplicativo externo.
A própria ferramenta irá desativar a conectividade Wi-Fi proprietária no Stadia Controller e irá a substituir por Bluetooth Low Energy (BLE). Isto significa que, se quiser usar o Stadia pela última vez hoje irá precisar de aguardar para executar a atualização, pois irá desativar a conectividade do controlador com os servidores do Google.
Desativar a conectividade Wi-Fi significa também que muitas soluções alternativas não irão funcionar mais. Alguns jogadores do Stadia estavam a ligar-se sem fio a um dispositivo Android, em grande parte num esforço para salvar o controlo do lixo eletrônico antes do anúncio surpresa do Google sobre o Bluetooth na semana passada.
Os headset com fio também não irão funcionar senão os conectar ao Stadia Controller após aplicar a atualização do Bluetooth, ou seja precisa de ligar os headsets diretamente a um dispositivo emparelhado com o controlador. Os botões Google Assistant e Capture também não irão funcionar após a atualização, mas provavelmente poderá mapeá-los em alguns jogos e aplicativos compatíveis.
Após o Bluetooth estar ativado, poderá emparelhar um controlador Stadia segurando o botão Stadia e o botão Y por dois segundos até que a luz de status comece a piscar na cor laranja.
Estranhamente, o Google diz que os proprietários do Stadia Controller terão apenas até 31 de dezembro para atualizar os seus controladores e ativar o modo Bluetooth. Portanto, se comprar um Stadia Controller em segunda mão no próximo ano, poderá perder a oportunidade de aplicar a atualização. O Google pode estender essa data no futuro, mas se tiver um Stadia Controller, vale a pena aplicar a atualização assim que os servidores do Google.
Fonte: Stadia