A Bison Digital Assets, subsidiária de criptoativos do Bison Bank licenciada pelo Banco de Portugal, fez uma parceria com o Sygnum Bank para entrar no mercado global de criptoativos, com serviços regulados de Custódia e Troca de ativos digitais. A notícia foi dada em comunicado enviado à imprensa.
A Bison Digital Assets é o primeiro cliente europeu bancário B2B do Sygnum, juntando-se a outros 15 que estão atualmente na plataforma com atividade regulada e sob marca própria.
Esta parceria estratégica com o Sygnum vem permitir aos clientes finais da Bison Digital Assets o acesso a comprar, vender e deter criptomoedas como a Bitcoin (BTC) e a Ethereum (ETH), de forma mais rápida.
A Bison Digital Assets é o primeiro prestador de serviços de ativos virtuais em Portugal (VASP), detido por um banco, a ter recebido a licença do regulador, o Banco de Portugal e é também um dos primeiros a surgir na Europa. O Bison Bank vem potenciar a capacidade da Bison Digital Assets para garantir a segurança dos ativos digitais dos seus clientes e criar uma ponte entre estes e os ativos tradicionais. A parceria com o Sygnum surge com o intuito de fornecer serviços de referência em criptomoedas a clientes institucionais e clientes individuais de elevado património (High Net Worth Individuals). A eficiência operacional do Sygnum, bem como a sua capacidade de gerir os ativos digitais dos clientes fora do balanço financeiro, pode ajudar a minimizar o risco.
António Henriques, CEO do Bison Digital Assets acredita que “as instituições financeiras devem aderir às mais elevadas normas regulamentares, de compliance e de segurança quando dão a possibilidade aos seus clientes de deterem criptomoedas”.
Os criptoativos são representações digitais de valores ou de direitos que podem ser transferidos e armazenados eletronicamente. Apesar de poderem ser usados para fazer pagamentos, como o valor dos criptoativos oscila muito, são quase sempre utilizados como ativos de investimento. Um dos mais conhecidos é a bitcoin. Muitas vezes, os criptoativos são chamados de moedas virtuais, mas não podem ser considerados verdadeiras moedas.