Spotify separa os botões de “Play” e “Shuffle” mas obriga a pagar pela novidade

O Spotify está a fazer atualizações à aplicação para procurar resolver uma reclamação antiga por parte dos utilizadores sobre uma opção de reprodução de música. O lado menos popular desta notícia do Tech Crunch é que a app quer que os clientes que paguem pela correção.

A empresa anunciou que vai introduzir, finalmente, um botão “Play” em separado e um botão “Shuffle” no topo das listas de reprodução dos álbuns para facilitar a reprodução da música consoante o gosto do cliente. Esta alteração vem substituir o botão combinado que estava disponível até aqui e que era inconsistente entre as plataformas e frustrante de usar.

No entanto, os streamers podem ficar dececionados quando descobrirem que o que deveria ser uma atualização da aplicação em nome de uma melhor usabilidade está a ser vendido como forma de incentivar o nível pago do Spotify. A empresa diz que o novo botão é oferecido apenas aos assinantes do Spotify Premium.

As outras grandes aplicações de streaming de música, como a Apple Music e a Amazon Music, já incluíam botões “Play” e “Shuffle” separados.

Nos smartphones, as listas de reprodução tinham o botão Aleatório/Reproduzir combinado, mas no desktop, o botão era apenas um botão de “Play” normal. Esta situação mereceu muitas críticas por parte dos utilizadores que usavam ambas as plataformas e reclamavam da confusão, e veio a sugestão de que o Spotify simplesmente oferecesse dois botões separados para que as pessoas pudessem escolher como queriam ouvir a sua música.

Com esta atualização, o botão “Play” vai continuar a ser o padrão e o “Shuffle” será uma opção separada na experiência móvel do Spotify.

É pouco comum que as marcas cobrem por algo como um botão diferente, especialmente quando o motivo da mudança é a fraca usabilidade, funcionalidade e design da app.

Exit mobile version