Os serviços de streaming de música trabalham constantemente para oferecer qualidade de som superior aos utilizadores, sendo uma das formas de se manterem competitivas entre si e procurarem uma possível vantagem que atraia mais utilizadores.
Nesse sentido, em fevereiro de 2021 o Spotify anunciou que disponibilizaria uma nova categoria com qualidade de som Hi-Fi ao seu serviço de streaming, que estaria disponível para os subscritores do serviço Premium com um custo extra. Ainda que não tenha sido revelada uma data exata para o lançamento do Spotify HiFi, acreditava-se que o lançamento aconteceria até ao final de 2021.
Estando já em janeiro de 2022, o Spotify ainda não disponibiliza este serviço aos utilizadores e, segundo os seus responsáveis, ainda não está definida uma data de lançamento. Em resposta a um thread criado no fórum dedicado à plataforma de música, a empresa veio confirmar que apesar de estar a trabalhar neste serviço, ainda não é possível adiantar detalhes sobre o lançamento.
Apesar de ser atualmente o serviço de streaming de música de referência no mercado, o Spotify enfrenta cada vez mais pressão por parte dos seus concorrentes. Enquanto o Tidal oferece já um nível superior Master Quality Authenticated, o Apple Music garante acesso ao Spatial Audio e suporte para lossless streaming.
Fica também no ar qual será a posição final do Spotify perante a concorrência, já que tanto o Apple Music como o Tidal oferecem estes serviços de alta qualidade aos seus subscritores sem qualquer custo adicional, sendo que o plano inicial para o Spotify HiFi implicará um custo extra face ao Spotify Premium.
Quanto ao atraso em si, são completamente desconhecidos os motivos que o justificam. Certo é que, apesar do domínio do Spotify em 2022, não tardará até que os concorrentes comecem a reunir “armas” suficientes para desafiar a liderança neste mercado.