Spotify com cara nova

O Spotify está a reformular o design do seu ecrã inicial principal por forma a facilitar a vida aos utilizadores que queiram encontrar novos artistas, músicas ou outros conteúdos para ouvir.

O novo design aposta em imagens num rotativo vertical, transformando o ecrã inicial num conjunto de capas de álbuns que aparecem em formato de feed semelhante ao que estamos habituados a ver no TikTok e no Instagram. À medida que o utilizador vai passando pelas diversas opções, o Spotify acredita que se vai tornar mais fácil a descoberta de novidades em todo o ecossistema do Spotify.

De recordar que, nos últimos anos, o Spotify tem feito um pesado investimento em podcasts, audiolivros, áudio ao vivo e muito mais, tudo na tentativa de ser mais do que apenas uma app de música. A empresa também quer ser “a casa” dos criadores: o CEO do Spotify, Daniel Ek, disse ao The Verge em 2021 que esperava ter mais de 50 milhões de “criadores de áudio” na plataforma. O Spotify também esteve muitos anos a insistir nas mais valias dos videocasts e, agora, acaba por ser o YouTube a dominar essa área.

O Spotify quer oferecer, cada vez mais, um conteúdo diferenciado e mais lucrativo, o que valeu algumas críticas sobre estar a desinvestir no seu propósito inicial: plataforma para ouvir música. É por isso que o novo design da app parece ser, em parte, destinado a criar mais espaço dedicado a todos esses novos tipos de conteúdo, em vez de ser uma mistura equivalente entre música e podcasts.

As listas de reprodução têm sido a principal fonte de descoberta do Spotify, mas no novo design, foi dada uma ênfase muito maior à descoberta de novos materiais. Esta mudança poderá ser especialmente notada em podcasts, onde o Spotify precisa de encontrar maneiras de recuperar o grande investimento que fez em espaço.

A outra novidade que se vai destacar fortemente no Spotify é uma IA mais personalizada. A funcionalidade Smart Shuffle, que adiciona temporariamente faixas às listas de reprodução existentes, será um incremento à ideia de “lista de reprodução personalizada” que o Spotify tem vindo a trabalhar há anos.

Exit mobile version