A Sony e a Honda juntaram-se e criaram a sua própria marca de carros elétricos. A parceria designa-se Sony Honda Mobility e foi apresentada no CES 2023, a decorrer até domingo em Las Vegas, juntamente com o seu primeiro veículo 100% elétrico: o Afeela.
Yasuhide Mizuno, CEO da Sony Honda Mobility, apresentou este novo protótipo, e anunciou que o carro de produção chega em 2026 ao mercado norte-americano. Chegará posteriormente ao Japão e só depois à Europa, mas Mizuno deixou claro que as pré-encomendas arrancam em 2025.
Outra das informações reveladas na CES 2023 é que este veículo terá, no total, 45 sensores e câmaras no exterior para detetar todo o tipo de objetos e poder conduzir de forma autónoma. O Affela apresenta-se como uma berlina aerodinâmica de quatro portas com retrovisores digitais e jantes de liga leve de 21 polegadas. A sua elegante silhueta exterior lembra uma “nave espacial” e “evoca a sensação de uma nova experiência de mobilidade”.
No seu interior, o veículo adota uma abordagem minimalista, com a Sony Honda Mobility a acrescentar que o interior “envolve os ocupantes num espaço macio semelhante a um casulo”. À frente, um ecrã enorme cobre toda a extensão do painel, enquanto outros mais pequenos foram integradas na parte de trás dos assentos. E toda esta novidade terá preços aproximados aos dos modelos elétricos de marcas de topo como a Mercedes ou a BMW.
“O Afeela representa o nosso conceito de relacionamento interativo, onde as pessoas sentem a sensação de mobilidade interativa e onde a mobilidade pode detetar e entender as pessoas e a sociedade, utilizando sensores e tecnologias de Inteligência Artificial”, disse Mizuno.
A parceria com a Sony não é por acaso. O veículo vai distinguir-se pela muito variada oferta em matéria de entretenimento: filmes, músicas e jogos está tudo disponível no interior do automóvel, embora tudo esteja sujeito a subscrição mensal.