O Instagram tem agora um novo recurso chamado “modo silencioso”, que tem por objetivo ajudar os utilizadores a concentrarem-se e estabelecer limites com amigos e seguidores.
Com a opção ativada, todas as notificações são silenciadas e o estado da atividade no perfil muda para “em modo silencioso”. Se alguém enviar uma mensagem direta durante esse período, o Instagram enviará automaticamente uma resposta a notificar o remetente de que o “modo silencioso” está ativado.
Embora o recurso se aplique a todos os utilizadores, o Instagram parece estar focado nos adolescentes ao promover a novidade como uma ferramenta para ajudar nos estudos e levar os jovens a ativarem o recurso “quando passam um tempo específico no Instagram ao final da tarde”. Hoje o modo silencioso está a funcionar nos Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, e o Instagram planeia adicioná-lo a mais países no futuro.
“Estas atualizações fazem parte de nosso trabalho contínuo para garantir que as pessoas tenham experiências que funcionem para elas e que tenham mais controlo sobre o tempo que passam online e os tipos de conteúdo que veem”, disse a empresa.
Deste modo o Instagram parece genuinamente preocupado com a forma como os seus utilizadores ali passam o tempo, depois de muitos anos de críticas sobre como os adolescentes vivem “agarrados” aos media sociais com os eventuais danos que isso pode representar para a sua saúde mental.
Como parte deste esforço, a plataforma também está a apresentar recursos para dar aos utilizadores mais controlo sobre o que lhes aparece no feed “Explorar”. Por exemplo, agora é possível marcar determinado post com a etiqueta “Não tenho interesse” para evitar que conteúdo semelhante apareça no futuro. O Instagram também está a introduzir uma opção para bloquear palavras ou listas de palavras, emojis ou hashtags, como #fitness ou #receitas, de serem recomendados no feed “Explorar”.
O Instagram está, igualmente, a atualizar as suas ferramentas de supervisão parental. Quando um adolescente atualiza uma configuração, os pais podem receber uma notificação para que possam conversar com o filho sobre essa alteração. Os pais também podem ver as contas que os filhos bloquearam.
Fonte: CNBC