A Xiaomi também está a desenvolver um carro elétrico e, alegadamente, com autonomia interessante para chegar ao mercado. As primeiras imagens deste carro encontrado a circular na China estão a chegar e deixam adivinhar que deve acompanhar muitas das novidades que o mercado automóvel tem vindo a oferecer.
Este veículo elétrico deverá ser também de condução autónoma, para auxiliar todos os potenciais condutores. Esta fase de testes de condução autónoma é a mais complicada.
A Xiaomi poderá estar a desenvolver o seu carro para o colocar no mercado até 2024, como adiantou antes. Este deverá marcar a chegada da marca a mais uma área onde certamente se pretende posicionar com força uma vez que se sabe que a Xiaomi vai investir cerca de 10 mil milhões de euros na construção de automóveis nos próximos 10 anos.
Em novembro, a Xiaomi, através da sua subsidiária automobilística, assinou um contrato com o Comité de Gestão da Área de Desenvolvimento Económico e Tecnológico de Pequim para construir uma sede para os seus negócios automobilísticos e a sua base de vendas e P&D em Yizhuang (um subúrbio de Pequim). A fábrica terá capacidade para 150.000 EVs e, pouco depois, duplicará a capacidade de produção para 30.000 EVs por ano.
De recordar que, ainda em 2019, a Xiaomi mostrou interesse em entrar no mercado automóvel. A empresa apresentou o Redmi SUV em parceria com a conterrânea Bestune. O utilitário T77 recebeu tecnologias da marca Xiaomi. Entre elas, a componente multimedia que permitia controlar smartphones da marca.
A S&P Global Platts estima que os carros elétricos vão representar cerca de 20% das vendas do mercado chinês em 2025. Entretanto, a Baidu, rival da Google na China, anunciou o desejo de também fabricar carros elétricos.