Com a saga Hotel Transilvânia a ter estreado em 2012 nos cinemas, foi com surpresa que, o ano passado, o quarto filme passou para um lançamento direto em streaming, nomeadamente na plataforma da Amazon.
Tendo os filmes uma grande base cómica ao mesmo tempo que jogam com personagens de culto, como Drácula, Homem-Invisível ou Frankenstein, estes sempre procuraram a grande moralidade na história. E, nesta última e final adição da saga da Sony Pictures Animation, estas premissas não ficaram esquecidas…
O filme começa com o mítico tema da reforma, passando para a incapacidade da personagem Drácula reconhecer em pleno o marido da sua filha, que é humano. Este mote leva à ação do filme e à ligação que as personagens irão formar na aventura que as espera. Isto porque, claro, o Johnny, o humano e marido da filha do Draco, encontra um bastão que visa transformar humanos em monstros e monstros em humanos.
Apesar da comédia neste filme não estar em par aos restantes três, torna-se divertidíssimo de ver como é que os monstros se adaptam a uma vida humana. É uma reinterpretação de personagens clássicas e que, nesta animação, ganham um carisma diferente.
O filme continua a ser adequado ao consumo em família e a génese do mesmo prende-se por isso: por procurar mostrar que temos de, não só aceitar os outros como são, mas também de nos aceitarmos e ao peso da idade, ao querermos procurar novas aventuras.
Tal é pintada por meio da animação clássica desta saga, aliado a um argumento sólido e sem pontas soltas, onde as personagens caminham para o seu desfecho esperado. A banda sonora divertida é um aliado, muito em semelhança ao filme anterior.
Infelizmente existem alguns erros de fazer arrepiar até ao monstro mais malicioso, já que parte da história se passa no Brasil e, quando as personagens lá chegam, o idioma e língua é o espanhol. É, para mim, um erro colossal da equipa de produção e não sei sequer como é que as equipas de dobragem locais do filme, nomeadamente no Brasil, não foram capazes de fazer nada.
O filme, disponível para os assinantes do serviço Amazon Prime Vídeo, dá um desfecho pleno à saga ao mesmo tempo que dá um recomeço às personagens e a novos capítulos nas suas histórias individuais.