O famoso Walkman da Sony vai voltar a vender-se, mas, desta vez, com umas funcionalidades bem techy e modernas, quando comparadas com o famoso aparelho de cassetes dos anos 80 que vendeu 400 milhões de unidades no mundo inteiro. Desta feita, o Walkman NW-A306 vai permitir a reprodução de música em streaming, prometendo áudio de alta-fidelidade.
O aparelho estará à venda em dois modelos diferentes, permitindo aos seus utilizadores descarregar canções ou ouvir em streaming via Wi-Fi, conforme se pode ver na apresentação mais abaixo.
Segundo a Sony, o aparelho pode estar conectado a diversas plataformas de streaming, como o Spotify ou o YouTube e a um PC. A promessa é a de “uma experiência de escuta completa”, melhorada, ainda, com recurso a ferramentas de inteligência artificial.
O novo Walkman estará disponível a partir do dia 23 de fevereiro, mas primeiro vai, apenas, para o Japão. O NW-A306 vem com um ecrã sensível ao toque e tem cerca de nove centímetros, além de controlos táteis na lateral para alterar o volume ou trocar de faixa, sem ser necessário retirá-lo do bolso. A Sony anuncia que a bateria tem a duração de 36 horas. É possível ainda transferir arquivos de música diretamente do computador, via cabo USB-C, como se fazia com os antigos leitores de MP3.
O preço final não deve chegar aos 500 euros para um parelho que chegará à Europa em azul e preto. A funcionalidade de inteligência artificial está relacionada com a qualidade de som que é possível melhorar muito graças a novas possibilidades.
O primeiro Walkman foi lançado há 44 anos, em 1979. Criado pela Sony, o aparelho tornou-se num ícone da cultura dos anos 80, revolucionando o modo como as pessoas ouviam música na época. A empresa japonesa quer agora aproveitar o espírito de nostalgia e do vintage para alcançar velhos e novos consumidores para o aparelho.