São conhecidos os projetos que representam Portugal no World Summit Awards 2022

Estão escolhidos os projetos nacionais que vão representar Portugal na edição de 2022 do World Summit Awards (WSA), uma iniciativa internacional, que envolve 180 países, que distingue as melhores inovações digitais com impacto social. A seleção foi conduzida pela APDC – associação representativa das TIC e Media em Portugal – que confirmou a “qualidade e a inovação das 35 candidaturas apresentadas”, lê-se em nota enviada à imprensa.

O júri de seleção elege ainda o candidato ao prémio Youth Innovation for Europe, a Nosho. “No final do processo, e para as oito categorias a concurso, os vencedores portugueses foram a The Newsroom, NUADA, Water Wise System, Cycle AI, Qrpoint, Refujob, X-Plora e App for Good. Foi ainda selecionado o projeto da Nosho para o prémio Youth Innovation for Europe, criado especificamente para reconhecer projetos de jovens com menos de 26 anos do espaço europeu que utilizem as TIC para responder aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU”, refere a APDC.

“De acordo com o timeline definido para a edição deste ano, o júri online do WSA procederá à seleção da shortlist de candidatos até ao final de outubro. Segue-se a avaliação pelo WSA Grand Jury, que anunciará os vencedores até dezembro. Estes marcarão presença no WSA Global Congress, que decorre em março de 2023, onde farão a apresentação dos respetivos projetos. Será selecionado um Global Champion para cada uma das 8 categorias”, lê-se na nota.

Para Sandra Fazenda Almeida, Diretora Executiva da APDC e National Expert do WSA, “toda a comunidade tecnológica e científica nacional tem colaborado e desenvolvido ativamente e em crescente número soluções tecnológicas para responder a problemas concretos com que a nossa sociedade hoje de confronta”.

O World Summit Awards é uma iniciativa baseada nas Nações Unidas com um foco claro em inovação digital com impacto social e relação com os ODS da ONU. Iniciou-se em 2003 no âmbito da Cúpula Mundial das Nações Unidas sobre a Sociedade da Informação (UN WSIS), realizada em Genebra, e coopera com a UNESCO e a ONUDI. O objetivo declarado da conferência era tornar a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) acessível a todos e reduzir a exclusão digital.

Exit mobile version