Tecnologia Fácil
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades
Sem resultados
Ver todos os resultados
tecnologiafacil.com
Sem resultados
Ver todos os resultados

Samsung tenta replicar cérebro em rede de chips 3D

Daniel Gomes por Daniel Gomes
13/10/2021
em Notícias, Todos os artigos
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
465
PARTILHAS
1.5k
VISUALIZAÇÕES
Partilha no FacebookPartilha no TwitterPartilha no Whatsapp

A ficção científica tem retratado inúmeras formas como a inteligência artificial poderá vir a ter um papel crucial na sociedade. Seja para salvar vidas (ou destruí-las), as artes levantaram questões de ética aplicadas à inteligência artificial e até quão longe poderia esta ir. Mas por muito que se tenha investido nesta área, nada ultrapassa o cérebro humano pelas suas inúmeras características de adaptação, imaginação e criação.

Se o cérebro humano é deveras único, por que não copiá-lo para as máquinas? Esta foi a questão que a Samsung começou a explorar, para a qual começou a desenvolver uma solução que permitirá sistemas de inteligência artificial comportarem-se de forma similar ao cérebro humano. Entre as vantagens obtidas por este “cérebro artificial” estão a adaptação a mudanças de condições, flexibilidade para aprender novos conceitos, baixo consumo energético, autonomia e capacidade cognitiva. Para conseguir tais objetivos, a empresa tecnológica pretende desenvolver chips semelhantes ao cérebro ao pegar emprestadas as estruturas cerebrais existentes.

Numa parceria da Samsung com a Universidade de Harvard, espera-se então que estas “copiem” o mapa de fiação de um neurónio e “colem” o mesmo num chip neuromórfico 3D. A abordagem a seguir para fazer o mapeamento terá um conjunto de nanoelétrodos a entrarem num grande volume de neurónios, registando dois dados importantes: onde se conectam e qual a força da conexão. Posteriormente, estes dados seriam copiados e “colados” numa rede 3D de memória de armazenamento, consoante a opção escolhida que pode variar de memórias de armazenamento flash comerciais até tecnologias de ponta de memórias RAM resistivas.

Equipa responsável pelo projeto, com respetivos nomes apresentados da esquerda para a direita. Donhee Ham (parceiro do Samsung Advanced Institute Of Technology e Professor em Harvard), Hongkun Park (Professor em Harvard), Sungwoo Hwang (Presidente e CEO da Samsung SDS) e Kinam Kim (Vice Presidente e CEO da Samsung Electronics). 

O termo “engenharia reversa” aplica-se aqui que nem uma luva. A tecnológica sul coreana partiu do funcionamento de um cérebro para replicar o mesmo a nível tecnológico. A cada unidade de memória estaria associada uma condutância (unidade de medida do quão facilmente uma corrente consegue fluir através do componente) que reflete a força de cada conexão do neurónio no mapa de fiação.

Ora, criar “cérebros artificiais” poderá trazer vantagens e representar um salto para todo um novo patamar da computação, em particular para os sistemas de inteligência artificial. No entanto, esta realidade ainda está longe de ser atingida, em parte devido à complexidade do cérebro. Como o mesmo tem cerca de 100 biliões de neurónios com 100 mil vezes mais ligações sinápticas, idealmente seria necessário um chip neuromorfológico com cerca de 100 triliões de unidades de memória! À atualidade, este é um dos desafios em termos de armazenamento e custo para qualquer empresa, não considerando ainda que será também necessário ter uma estrutura sobre a qual o software irá operar para colocar o cérebro artificial em funcionamento.

O resultado do estudo feito pela Samsung e pela Universidade de Harvard encontra-se publicado num artigo intitulado “Neuromorphic electronics based on copying and pasting the brain“, presente no jornal Nature Eletronics. Apesar dos alicerces da Inteligência Artificial terem sido lançados no século XX com a lógica matemática, vemos agora novos avanços e cada vez mais soluções práticas para o uso da mesma. Resta-nos ir acompanhando os desenvolvimentos que são feitos nesta área e ver o quão longe a ciência e a tecnologia nos permitirão chegar.

Tags: Tecnologia
Share186Tweet116Send
Próximo artigo

Samsung anuncia novo Unpacked para a próxima semana!

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas Noticias

Twitter: Acabou o prazo para remover autenticação por SMS

2023/03/21

Copilot da Microsoft promete mais produtividade

2023/03/20
Unrecognizable hacker using mobile phone portrait, mobile phone security and technology crime concept .

Androids fortemente afetados por 18 vulnerabilidades graves

2023/03/19

Bing pode ter acabado com a lista de espera

2023/03/18

Microsoft faz acordos com Ubitus e Boosteroid

2023/03/17

iPhone 15 pode chegar em setembro com aspeto muito diferente

2023/03/16

ÚLTIMAS REVIEWS

Reviews

Review Energy System K7 Silent-Ninja: um teclado gaming humilde

2022/04/24
Reviews

Review Energy System M3 Neon: rato gaming a bom preço!

2022/04/21
Notícias

Review aos Urbanista Los Angeles: música sem parar

2022/04/19

Top Dicas

Dicas

3 aplicações para acabares com o doomscrolling

2021/08/03
Dicas

5 séries de TV a não perder neste novo confinamento

2021/02/01
Dicas

Tens o Android 12? Eis como desligar o smartphone

2021/11/29
tecnologiafacil.com

Categorias

  • Curiosidades
  • Dicas
  • Entretenimento
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Todos os artigos

Etiquetas

#imperdível Amazon Android Apple atualização atualizações chatgpt Chrome Cinema e TV Ciência Crónica Curiosidades Dicas estados unidos fim Gaming Google hackers IA Instagram inteligência artificial iphone iPhone 14 jogos Meta microsoft MWC 2022 Netflix novidade Opinião Portugal publicidade Reviews robô Samsung segurança smartphones Tecnologia Tesla TikTok twitter whatsapp xbox Xiaomi YouTube

Recentes

Twitter: Acabou o prazo para remover autenticação por SMS

Março 21, 2023

Copilot da Microsoft promete mais produtividade

Março 20, 2023
  • Sobre nós
  • Publicidade
  • Política de privacidade
  • Declaração de Ética

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

Go to mobile version