Samsung S22 Ultra vs. Note 20 Ultra — Estará este substituto à altura da linha Note?

Os amantes da linha Note ficaram, este ano, desolados. E, com diversas notícias a dar conta de que as linhas de produção da Samsung já se preparam para encerrar de vez a produção de unidades da linha Note20, está na altura de refletirmos no que isso significa para o mercado. Afinal de contas, e estando a comunidade tecnológica a aguardar pelo lançamento da linha S22 em fevereiro do próximo ano, chegou a altura de olharmos para aquele que será o sucessor oficial da popular linha Note.

Uma mudança de foco na Samsung

Photo by Onur Binay / Unsplash

Num ano cheio de rumores e onde as expetativas ditavam o futuro de algumas linhas da Samsung, em agosto foi confirmado como a empresa se quer focar nos dobráveis. Em como esses serão as suas joias da coroa no que toca à produtividade, deixando de lado a linha Note. Aquela que veio incluir a famosa S-Pen e que, desde janeiro deste ano, passou a estar disponível em quase todos os modelos de topo da fabricante (S21 Ultra, Tablets e Z Fold 3).

A linha Note pode ser desaparecido do foco da Samsung, mas se muitos a julgavam completamente morta, as últimas fugas de informação demonstram como a fabricante sul-coreana vai abraçá-la e incluí-la na linha S, qual membro perdido da família. Fala, claro, do vindouro S22 Ultra e da forma como o seu design vai fugir por completo ao que a empresa vinha a dar a esta gama.

S22 Ultra vs. Note20 Ultra

O Design

Fonte: Phone Arena

Tendo a linha S tido como características as suas curvas e forma fácil de agarrar, aquilo que teremos no próximo ano com o S22 Ultra é uma absorção total dos elementos da linha Note. Temos um aspeto retangular, qual barra de chocolate, e que se torna, na verdade, não só mais compacto graças a um ecrã ligeiramente mais pequeno (6,8 polegadas versus 6,9 no Note20 Ultra), como uma simetria e dimensões que se assemelham, na verdade, a um iPhone 13 Pro Max. O S22 Ultra é esperado regressar às dimensões de 19.3:9, tendo como dimensões 163.2 x 77,9 x 8,9 mm. Como comparação, o Note20 Ulta tem 164.8 x 77.2 x 8.1 mm e o iPhone 160.8 x 78.1 x 7.65 mm.

Está notório como o modelo do próximo ano se apresenta ligeiramente mais robusto, algo graças à inclusão da S-Pen no corpo do dispositivo e a uma bateria de 5000mAh. Impressionante! Algo ainda a destacar é as cores em que o equipamento deverá estar disponível, sendo elas preto, branco, verde e vermelho.

Outras características do S22 Ultra e do seu ecrã de 6,8 polegadas é a presença de uma resolução de 1440p e uma taxa de atualização de ecrã que vai de 1 a 120Hz. Será esperado que a empresa utilize o seu novo painel LTPO OLED que reduz o gasto de energia e com um pico de brilho que irá atingir os 1800 nits. Para comparação, o Note20 Ultra vai até aos 1500 nits.

A câmara

É neste campo onde as diferenças entre os dois modelos se fazem sentir. Com o S22 Ultra a Samsung dará continuidade ao que apresentou no modelo do ano passado, o S21 Ultra. É esperado, logicamente, melhorias no hardware e software que irão acompanhar o novo sensor principal de 108MP, os novos sensores Sony telefoto de 10X e 3X (ambos de 10MP), bem como do sensor ultra grande angular de 12 MP.

São esperados, e continuando a comparar estes dois modelos, melhorias significativas no zoom ótico, bem como da captação de detalhe e algoritmos que lidam melhor com ambientes HDR e de pouca luminosidade. Afinal de contas, o Note20 Ultra contava somente com um sensor periscópico de 10MP a 5x.

Photo by Zana Latif / Unsplash

Pelos leaks, espera-se uma melhoria de 48% na estabilização de imagem, o que permitirá uma melhor gravação de vídeos e captura de fotos em ambientes noturnos. Pelo histórico da Samsung, podemos acreditar que a vindoura OneUI 4.1 traga ainda novos modos para a câmara.

Poder de processamento

Aqui as coisas ficam deveras interessantes. Não só por o Note20 Ultra ter usado um processador altamente conhecido pelas piores razões no mercado europeu, como a Qualcomm já veio apresentar o seu novo chip e que irá estar presente em alguns mercados. Falta ainda conhecermos o Exynos 2200 que irá estar em dispositivos na Europa, mas só por aqui esperamos algo completamente diferente para o S22 Ultra.

Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1: o principal candidato a dominar o mercado Android em 2022?
Mais um ano, mais um processador Qualcomm para equipar a grande parte dos topo de gama das principais marcas.

Não só teremos mais poder de processamento, como os novos processadores disponíveis para o S22 Ultra serão construídos usando a litografia de 4nm. Promete assim mais eficiência energética o que impacta diretamente a vida útil da bateria.

A própria capacidade de gerenciar memória será melhorada com a última geração de LPDDR5X RAM, tornando-se mais rápida e responsiva.

Nanómetros? Que unidade de medida é esta?
Fica a conhecer esta unidade de medida e de que forma impacta o teu smartphone ou computador.

Bateria e velocidade de carregamento

Se no Note2o Ultra que contou com uma S-Pen a bateria era de 4500mAh, no equipamento sucessor podemos esperar a inclusão da pen e de uma bateria de 5000mAh. Bateria que terá uma velocidade de carregamento até 45W, um salto dos 25W que a Samsung tem oferecido nos últimos dois anos.

Se aliarmos esta capacidade de bateria a melhorias na tecnologia de ecrã e processador na sua gestão de energia e temperatura, poderemos assistir a tempos de duração de bateria superior. Em especial por, segundo os últimos rumores, a Samsung irá voltar a investir em soluções de dissipação de calor aprimoradas.

De que forma são importantes as soluções de arrefecimento de um smartphone?
Conheces as diferentes formas de dissipar calor num smartphone?

O preço

Apesar de existirem dúvidas quanto ao preço deste S22 Ultra, afinal de contas  tem presente uma S-Pen, é esperado que a empresa sul-coreana mantenha o preço de lançamento do S21 Ultra, procurando destacar-se e apresentar algo competitivo. Ademais, ainda circula que o modelo base irá contar com 256GB, o que poderá afetar o preço final. Assim, podemos deduzir um preço que comece entre os 1129,99€ e os 1239,99€.

Exit mobile version