A quarta geração da One UI da Samsung começou a ser distribuída no final de 2021, tendo como base o novo Android 12, e consequentemente todas as suas novidades, de onde se destaca o novo design Material You.
Para 2022, a Samsung já entrou em grande com os novos Galaxy S22 e, mantendo os seus próprios costumes, estreou uma versão aperfeiçoada da sua interface que vem melhorar a experiência que já conhecemos há alguns meses. Falamos da One UI 4.1 e vamos conhecer aqui todas as melhorias que traz aos smartphones da Samsung.
Calendário (ainda mais) inteligente
A aplicação de calendário da Samsung está agora mais inteligente e pronta a acompanhar as necessidades do utilizador. O sistema é capaz de reconhecer datas e horas em mensagens e sugerir ao utilizador marcar um evento ou lembrete no calendário de forma automática através de uma pequena notificação.
Esta funcionalidade destinada a integrar o teclado das aplicações de mensagens tem já a sua compatibilidade confirmada com aplicações como o WhatsApp, Facebook Messenger, Google Hangouts, Google Chat, Viber, Signal, Kakaotalk e Line, mas espera-se que futuramente se expanda a mais serviços de mensagens, como o Telegram, Skype ou Instagram Direct.
Samsung Wallet
Nem sempre capaz de competir com a concorrência da Apple Wallet, a Samsung Wallet recebe com a One UI 4.1 algumas novidades que podem tornar esta carteira digital muito mais interessante.
Para além de cartões de crédito ou débito, a Samsung Wallet vai agora permitir aos utilizadores registarem também as suas cartas de condução, bilhetes e cartões de embarque, cartões de acesso a veículos e até bilhetes de cinema.
RAM Plus
Utilizar espaço do armazenamento como RAM é a nova coqueluche do mercado mobile e a Samsung já havia aderido a esta tendência em 2021 com a One UI 4.0, que permite alocar 4GB de memória do armazenamento para a random access memory.
Com a nova versão do sistema, a novidade passará por escolher mais opções de memória, podendo agora o utilizador escolher entre alocar 2, 4, 6 ou 8 GB de memória para a RAM, o que se poderá tornar interessante para alguns modelos da empresa que chegam ao mercado com apenas 4 GB de RAM.
Paleta de cores redesenhada
O design Material You chegou para ficar e com ele o Android 12 permite aos utilizadores ajustarem as cores do seu sistema à sua imagem de fundo. Com a One UI 4.1 a Samsung vem redesenhar o menu de opções de paletas de cores com um novo aspeto de maior destaque e que permite perceber melhor que cores estão a ser selecionadas.
Smart Widgets
Com a nova funcionalidade Smart Widgets, os utilizadores da Samsung podem agora agrupar os seus widgets em janelas de forma a ser revelado um de cada vez e podendo alternar entre eles de forma rápida com apenas o deslizar de um dedo. Se ter o ambiente de trabalho cheio destes widgets não é do agrado do utilizador, esta é uma funcionalidade interessante e que permite manter alguma organização, sem deixar de usufruir dos widgets de que tanto gostamos.
Brilho extra
Já todos precisámos daquele brilho extra dos nossos ecrãs, especialmente quando temos o telemóvel na direção do Sol. E, pensando nesses momentos, a Samsung oferecer agora um modo “brilho extra”. Disponível acedendo às Definições do dispositivo, é agora possível ativar este modo logo abaixo da barra de ajuste do brilho do ecrã.
Ao ativar, o sistema faz o seu alerta (naturalmente) de que este modo será mais penalizador para a bateria. Sacrifício que por vezes será necessário…
Controlo do áudio em separado para vários dispositivos
Nas definições dos dispositivos Samsung é possível regular o balanço do áudio para a saída de som mais à direita ou mais à esquerda. Até à versão 4.0 da One UI, era apenas possível alterar para todos os dispositivos conectados em simultâneo. No entanto, com a versão 4.1 é agora possível fazer os ajustes necessários para cada dispositivo, o que se torna especialmente conveniente quando estes ajustes seriam apenas úteis para um dispositivo em especifico, sem necessidade de alterar todos os outros.
A câmara têm várias novidades
Continuando a trabalhar arduamente para concorrer diretamente com a Apple e a Google no departamento fotográfico, a Samsung traz com a One UI 4.1 algumas novidades interessantes. A primeira passa pela possibilidade de agora utilizar o modo Pro com a câmara telefoto com zoom ótico 3x, abrindo ainda mais o leque de possibilidades para os utilizadores munidos com o conhecimento necessário para tirar todas as vantagens deste modo.
Já no que toda ao modo noite, é possível utilizar o modo retrato em combinação com o modo noite. Quando ativo o modo retrato em cenários de pouca luminosidade, o smartphone identificará automaticamente a necessidade de utilizar o modo noite e fará a sua ativação automática.
Por último, mas não menos importante, a Samsung continuará este ano a sua colaboração com aplicações como o Instagram ou o Snapchat para a utilização dos seus softwares de câmara, de modo a garantir que a qualidade das fotografias e vídeo gravadas com as mesmas se mantém fiel à capacidade do hardware. Este ano, a grande novidade passa por possibilitar a utilização da câmara grande angular, o que vem melhorar as possibilidades de captura, especialmente em cenários onde o espaço ou o ângulo dificultam o enquadramento ideal.
Vibração sincronizada
A interface da Samsung já permitia escolher o padrão de vibração em versões anteriores, mas a One UI 4.1 dá um passo em frente neste capítulo ao permitir ao utilizador sincronizar a vibração com o toque de chamada ou notificação de mensagens. Esta funcionalidade é especialmente interessante, pois torna a vibração perfeitamente sincronizada com o tempo do tema escolhido, o que pode tornar-se divertido, dependendo desse mesmo tema que decidimos selecionar.