Samsung Galaxy Unpacked: tudo o que precisas de saber

O evento Samsung Galaxy Unpacked vai realizar-se dentro de dois dias (dia 11 de agosto) e promete tornar-se no principal evento de verão do mercado mobile.

A Samsung tem trabalhado numa panóplia de produtos que serão apresentados durante este evento, onde o claro destaque irá, sem dúvida, para os novos dobráveis Galaxy Z Fold3 e Galaxy Z Flip3.

Vendo este evento como um dos mais importantes do ano, a própria Samsung aproveitou os teasers promocionais para dar o mote para a temática dos smartphones dobráveis, destacando-se a clara mensagem de que a empresa sul-coreana está pronta a assumir os novos designs com telas que dobram como o futuro do mercado.

Assim, passemos de seguida resumir tudo o que se sabe sobre os novos produtos a apresentar no Samsung Galaxy Unpacked.

Samsung Galaxy Z Fold3

De entre todos os produtos que deverão ser anunciados no Samsung Galaxy Unpacked, o destaque irá para o Samsung Galaxy Z Fold3. Este smartphone representa a terceira geração da linha de referência no segmento dos dobráveis e promete um aperfeiçoamento da construção, do design e o habitual upgrade técnico face ao seu antecessor.

Várias fontes indicam que o Galaxy Z Fold3 será um smartphone mais compacto que o Z Fold2 e com uma construção manifestamente superior, especialmente no que respeita ao ecrã dobrável e às dobradiças.

Já em termos de especificações, acredita-se que este smartphone chegará ao mercado com um ecrã dobrável com tecnologia LTPO OLED de 7.5 polegadas, sendo que o ecrã exterior será também uma tela OLED, desta feita com 6.2 polegadas.

O departamento fotográfico será garantido por um sistema de três câmaras traseiras e, ao que tudo indica, haverá também espaço para duas câmaras frontais, uma para cada ecrã.

Segundo alguns rumores recentes, a Samsung poderá estrear no Samsung Galaxy Z Fold3 a sua primeira câmara debaixo do ecrã, nomeadamente na tela dobrável, com um sensor de 16MP escondido pelas cores da tela OLED.

Outros pormenores sobre este smartphone prendem-se com o processador, que será, quase garantidamente, o Snapdragon 888, e também com a bateria, que terá, alegadamente, uma capacidade de 4.380 mAh.

Os preços do Samsung Galaxy Z Fold3 são já conhecidos (ainda que de forma não oficial) e significam boas noticias para os fãs deste tipo de dispositivo, já que se verifica não haver um aumento do preço face ao atual Z Fold2. Assim, o Z Fold3 começará nos 1,899 euros e poderá chegar aos 1,999 euros na sua melhor configuração de memória.

Samsung Galaxy Z Flip3

A terceira geração do smartphone dobrável com efeito “concha” promete não ficar na sombra do Z Fold3, trazendo os seus argumentos para se tornar numa opção muito apelativa.

Um dos principais focos será a redução do preço face ao seu antecessor. O Samsung Galaxy Z Flip3 chegará ao mercado com um preço a começar nos 1,099 euros, o que o coloca no mesmo patamar dos restantes smartphones topo de gama do mercado e poderá tornar este dobrável numa opção muito atrativa (o design distingue-se de qualquer outro apresentado por marcas como a Apple, Xiaomi ou Oppo até ao momento).

O Samsung Galaxy Z Flip3 receberá o mesmo tratamento que o Z Fold3, sendo equipado por um processador topo de gama Qualcomm e trazendo um design e construção aperfeiçoados para 2021.

Samsung Galaxy Watch4 e Watch4 Classic

A acompanhar os smartphones dobráveis estarão dois novos wearables, nomeadamente os Samsung Galaxy Watch4 e Watch4 Classic. Ambos terão por base as mesmas especificações essenciais e até o seu design será algo semelhante.

Os dois smartwatches chegarão ao mercado com duas opções de tamanho: 40 e 44mm para o Watch4 e 42 ou 46mm para o Watch4 Classic. E por falar neste último, denotam várias fontes que a versão de 46mm será o topo de gama da linha, com um ecrã AMOLED de 1,36 polegadas, com resolução 450×450 e que será protegido por vidro Gorilla Glass DX.

Entre as versões do smartwatch convém destacar que, para além dos tamanhos, haverá uma diferença essencial a nível funcional, com a versão Classic a chegar com uma moldura rotativa para o controlo e navegação no dispositivo, enquanto a o Samsung Galaxy Watch4 “normal” se limita aos seus botões capacitivos laterais.

Convém referir que estes serão os smartwatches mais poderosos da Samsung até à data, sendo equipados pelo processador Exynos W920 e que beneficiará de memória RAM de 1,5GB. O armazenamento será duplicado para 16GB face ao Watch3.

Os novos Galaxy Watch4 serão, naturalmente, dispositivos muito resistentes, já que terão certificação militar MID STD 810G, sendo ainda capazes de resistir a quedas em água graças à certificação IP68. Ambos os modelos chegarão com Bluetooth 5.0, WLAM, GPS e NFC.

Por fim, cabe relembrar que este novo duo de relógios inteligentes vai estrear o novo sistema OneUI Watch, resultado da colaboração entre a Samsung e a Google. Este novo sistema promete garantir o mesmo tipo de funcionalidades, numa experiência de utilização mais fluída e eficiente.

Samsung Galaxy Buds2

O Samsung Galaxy Unpacked não poderia deixar de estar completo sem a chegada de uns novos auriculares sem fios, os Samsung Galaxy Buds2. A receita para estes auriculares é a mesma da primeira geração, com uma qualidade de construção, conectividade e, essencialmente, de som, de topo.

Ainda assim, a Samsung deverá, também aqui, baixar o preço, que segundo se conseguiu apurar através dos mais recentes leaks, se marcará por volta dos 170 euros.

Os Samsung Galaxy Buds2 mantém-se assim bem competitivos face aos AirPods Pro e deverão garantir funcionalidades essenciais para este tipo de dispositivo, como a tecnologia de cancelamento de ruído ativo (ou, em inglês, Active Noise Cancelation).

Outros destaques e alguns lançamentos improváveis

Apesar da lista bem recheada acima mencionada, a Samsung terá, alegadamente, mais um trunfo na manga. Trata-se da S Pen Pro, nova stylus que será um dos principais acessórios do Samsung Galaxy Z Fold3.

De acordo com várias fontes, a nova S Pen Pro será ideal para ser utilizada no ecrã dobrável do Z Fold3. Com uma ponta fina de 7 milímetros, esta stylus deverá estar adaptada de modo a não deixar marcas no sensível ecrã. Espera-se que, face à versão “normal” da S Pen, haja uma subida de preço, ainda que não sejam conhecidos os detalhes técnicos desta nova caneta interativa.

Para este evento de agosto da Samsung, esperava-se a chegada de mais alguns dispositivos que, por tradição ou por uma questão de timing, poderiam ser revelados ao mundo neste evento.

Os mais óbvios serão os Samsung Galaxy Tab S8 e S8 Ultra, novos tablets topo de gama da fabricante sul-coreana. O lançamento desta linha de tablets tem acontecido nos eventos do mês de agosto da Samsung, tradicionalmente. No entanto, várias fontes garantem que, devido à crise nos semicondutores, o lançamento destes dispositivos deverá ser adiado para janeiro de 2022, aquando o lançamento dos Galaxy S22.

Galaxy Tab S7 e S7+ continuam a ser os dois melhores tablets da Samsung no mercado.

Outro lançamento que foi muito discutido para o Samsung Galaxy Unpacked reporta ao Galaxy S21 FE. A versão mais acessível da série S21 chegará ao mercado neste segundo semestre de 2021 e ponderou-se um lançamento antecipado, já que o seu antecessor, o Galaxy S20 FE, apenas foi revelado ao mundo em setembro de 2020.

Apesar de esta possibilidade estar ainda em cima da mesa, várias fontes garantem que a chegada do novo smartphone deverá ser adiada para o último trimestre de 2021, excluindo a sua apresentação no Galaxy Unpacked.

Por fim, não podemos deixar de mencionar a principal falta desta edição do Samsung Galaxy Unpacked: o Samsung Galaxy Note21. A linha Galaxy Note tem sido, por costume, anunciada todos os anos no mês de agosto, sendo este o “seu” evento.

Porém, a Samsung terá alegadamente optado por interromper o lançamento desta linha (veremos se definitivamente ou apenas em 2021), com dois motivos à cabeça. O primeiro será o destaque que a empresa sul-coreana pretende dar aos dois smartphones dobráveis, assumindo-os como o futuro da marca. Já o segundo motivo prende-se com a crise nos semicondutores, já que este seria mais um dispositivo a requerer o fornecimento de processadores Exynos e Qualcomm, num momento delicado para a indústria.

Relembramos que todas as informações supra mencionadas, ainda que aparentemente fidedignas, apenas poderão ser confirmadas no Samsung Galaxy Unpacked, onde ficaremos, então, a conhecer todos os produtos que irão de facto ser anunciados nesse dia. Assim, fica atento no dia 11 de agosto à cobertura do Updated para conheceres todos os detalhes dos novos Samsung.

Exit mobile version