Samsung começou a remover os anúncios da OneUI

Para os que não sabem, a Samsung tem, nos últimos dois anos, o terrível hábito de promover os seus serviços ou produtos por meio das suas aplicações. Pode não parecer aborrecido, mas, se estiver na aplicação Samsung Health para ver o meu registo de sono, qual o propósito de, naquela app, ter um banner no seu topo com um qualquer anúncio? Porque está ali e não somente confinado na aplicação Samsung Members (a aplicação de serviços e comunidade da empresa)? Se aliarmos este constrangimento a anúncios que aparecem em equipamentos, quer de gama baixa, quer de gama alta, compreendemos como a empresa sul-coreana parece ter perdido o tato.

As últimas atualizações resolveram o problema

Após ficarmos a conhecer no mês de agosto que a Samsung estava consciente do problema levantado pelos seus consumidores e trabalhadores, parece que começamos a ver resultados. Na verdade, desde o dia 1 de outubro que, na aplicação de saúde, a Samsung Health, o banner de anúncios desapareceu. E, mesmo que não disponível em Portugal, o mesmo também aconteceu na aplicação Samsung Pay.

Anúncios na interface não é algo de novo

Apesar de estas movimentações da Samsung estarem, agora, num bom caminho, parecem vir tarde. Numa altura onde a empresa perde share de mercado e dá lugar a empresas como a Xiaomi, uma consciencialização destas deveria ter acontecido há mais tempo.

Altera estas definições para maior segurança, privacidade e bateria no teu Android
Fica a conhecer as definições que deves desligar para ter mais privacidade e bateria no teu android.

Mas a Samsung não estava sozinha nesta prática, sendo que é, precisamente, a Xiaomi, a mais famosa por colocar anúncios nas diversas aplicações de sistema. E, por mais que seja possível de desativar alguns, ter uma interface limpa parece ser complicada nesta marca.

Exit mobile version