Para os que não sabem, a Samsung tem, nos últimos dois anos, o terrível hábito de promover os seus serviços ou produtos por meio das suas aplicações. Pode não parecer aborrecido, mas, se estiver na aplicação Samsung Health para ver o meu registo de sono, qual o propósito de, naquela app, ter um banner no seu topo com um qualquer anúncio? Porque está ali e não somente confinado na aplicação Samsung Members (a aplicação de serviços e comunidade da empresa)? Se aliarmos este constrangimento a anúncios que aparecem em equipamentos, quer de gama baixa, quer de gama alta, compreendemos como a empresa sul-coreana parece ter perdido o tato.
As últimas atualizações resolveram o problema
Após ficarmos a conhecer no mês de agosto que a Samsung estava consciente do problema levantado pelos seus consumidores e trabalhadores, parece que começamos a ver resultados. Na verdade, desde o dia 1 de outubro que, na aplicação de saúde, a Samsung Health, o banner de anúncios desapareceu. E, mesmo que não disponível em Portugal, o mesmo também aconteceu na aplicação Samsung Pay.
Anúncios na interface não é algo de novo
Apesar de estas movimentações da Samsung estarem, agora, num bom caminho, parecem vir tarde. Numa altura onde a empresa perde share de mercado e dá lugar a empresas como a Xiaomi, uma consciencialização destas deveria ter acontecido há mais tempo.
Mas a Samsung não estava sozinha nesta prática, sendo que é, precisamente, a Xiaomi, a mais famosa por colocar anúncios nas diversas aplicações de sistema. E, por mais que seja possível de desativar alguns, ter uma interface limpa parece ser complicada nesta marca.