A versão estável do Android 12 chegou no final de 2021 e os fãs aguardam com ansiedade a chegada da nova versão do sistema operativo aos seus dispositivos. Após o tão aguardado anúncio nos dar a conhecer um Android com cara lavada, a curiosidade é muita quanto ao trabalho de cada fabricante no software e sobre como será a adaptação de cada interface.
Como é bem sabido, cada marca dá o seu input ao sistema operativo através da interface que desenvolve para os seus smartphones. As mais conhecidas são a One UI da Samsung, a MIUI da Xiaomi e a OxygenOS da OnePlus, mas praticamente todas as fabricantes Android personalizam o sistema operativo para oferecer a experiência que mais desejam.
Nesse sentido, há também diferenças na chegada de cada nova versão do sistema operativo aos smartphones, já que as marcas preparam de diferentes formas, a diferentes ritmos e a pensar em diferentes gamas de modelos a disponibilização das atualizações. Assim, vamos elencar abaixo as previsões de lançamento das atualizações para o Android 12, entre as mais conceituadas marcas no mercado.
Samsung
Começando pela maior fabricante do mercado Android, a Samsung tem acelerado nos últimos anos o processo de atualização de software dos seus modelos, bem como foi uma das primeiras fabricantes a prometer quatro atualizações do sistema operativo para diversos modelos, bem como cinco anos de atualizações de segurança. O anúncio foi feito recentemente na apresentação dos Galaxy S22.
A atualização para o Android 12 começou a chegar aos modelos topo de gama da Samsung (série Galaxy S21 e Galaxys Flip3 e Fold3) em novembro do ano passado. Com isto, até agora, os seguintes equipamentos já foram atualizados: Z Fold 2, linha S20 e S10, linha Note 10 e Note 20, a gama S10, Z Flip, Galaxy Tab S7/S7+ e oS Galaxy A72 e A52. Os novos Galaxy S22 chegarão já com a nova versão da OneUI 4, a One UI 4.1.
Xiaomi

A Xiaomi é uma das fabricantes que melhor “mascara” o sistema operativo Android com a sua interface MIUI. E para o Android 12 a gigante chinesa prepara a MIUI 13, que está em testes desde agosto e que vai acompanhar os Xiaomi 12 no seu lançamento global, nas próximas semanas.
Ainda nesta primeira metade do ano a Xiaomi promete lançar a MIUI 13 para o Mi 11 Ultra, Mi 11, Mi 11i, Mi 11 Lite, Mi 11 Lite 5G, Xiaomi 11 Lite 5G NE, Xiaomi 11T, Xiaomi 11T Pro, Redmi Note 11 Pro 5G, Redmi Note 11 Pro, Redmi Note 11S, Redmi Note 11, Redmi Note 10 Pro, Redmi Note 10, Redmi Note 10 JE, Redmi Note 8 (2021), Redmi 10 e Xiaomi Pad 5.

O Android 12 foi lançado para todos os smartphones Pixel em outubro de 2021. Assim, todos os smartphones Pixel 5, 5a, Pixel 4, 4a, Pixel 3 e 3a têm já acesso à atualização de software, sendo que apenas os Pixel 2 e 2 XL, bem como os primeiros Pixel lançados em 2016 não tiveram acesso à nova versão do sistema operativo.
OnePlus

A OnePlus é uma das fabricantes que tem acelerado o processo de atualização para os seus modelos. Nos últimos dois anos, a empresa liderada por Pete Lau começou a disponibilizar as novas versões de software cerca de um mês após o seu lançamento.
Ainda que esta atualização chegue inicialmente apenas aos topo de gama do respetivo ano (havendo alguma demora relativamente a outros modelos), a OnePlus prima por oferecer uma experiência de utilização muito semelhante à versão base do Android, apenas com algumas alterações.
OnePlus 9 e 9 Pro foram os primeiros candidatos a receber em primeira mão a atualização para o Android 12, sendo que OnePlus 8, 8 Pro, 8T e Nord 2 serão os modelos que se seguem.
OPPO
A OPPO tem ganho notoriedade no mercado ocidental e um ponto muito apelativo é a rapidez com que disponibiliza as novas versões do sistema operativo. A empresa foi uma das primeiras a disponibilizar o Android 11 e o mesmo aconteceu com o Android 12, no mês novembro o OPPO Find X3 Pro foi o primeiro dispositivo a receber a atualização para o ColorOS 12. Seguiram-se em dezembro os Find X2, X2 Pro, série Reno 6 e Reno 5, e neste mês os updates continuam a chegar a mais dispositivos Oppo.
Asus
A Asus tem ganho terreno no mercado mobile, especialmente no que respeita ao segmento gaming, com a linha ROG Phone. A atualização de software para o Android 12 chegou primeiro aos modelos Zenfone, os Zenfone 8 e Zenfone 8 Flip. Seguem-se até ao final do Q2 de 2022 Zenfone 7 e ROG Phone 3. Já o ROG Phone 5 e 5s receberão o update ainda no Q1.
Sony
A Sony continua a ser uma especialista da fotografia nos seus terminais, mas ainda tem algum trabalho a fazer no que toca à rapidez (ou falta dela) com que disponibiliza as atualizações de software.
A marca só começou a disponibilizar a sua versão este ano e, até agora, para os dispositivos Xperia 1 III e 5 III.
LG

A histórica fabricante disse adeus ao mercado mobile em 2021, mas os modelos fabricados recentemente ainda terão direito a atualizações de software nos próximos anos.
A LG promete atualizar os LG Wing, V50, Velvet e G8 para a mais recente versão do Android, porém sem adiantar quando o fará.
Nokia

A Nokia tem sido inconsistente com o lançamento das atualizações para os seus modelos. Se com o Android 10 fez uma distribuição exemplar, com os primeiros modelos a receberem a nova versão do sistema operativo apenas um mês após o lançamento, o Android 11 foi toda uma outra história, com os primeiros modelos a esperarem quase cinco meses e mesmo até ao final do ano passado ainda alguns modelos mais antigos esperavam este update.
Com o Android 12 o cenário não promete melhorar… Até agora só os Nokias G50, X10 e X20 receberam o update para o Android 12.
Motorola
A Motorola promete começar a atualizar os seus modelos de smartphone para o Android 12 este mês (fevereiro). Desde o dobrável Razr 5G, ao Edge plus, passando pelo g stylus 5G, entre outros, vários Motorolas vão receber o Android 12.
Realme
O Realme GT é um dos flagship killers de 2021 e toda a linha GT tem revolucionado o mercado da Realme na sua aposta na Europa e na Índia. Nesse sentido foram os primeiros modelos a receber o Android 12, e mais modelos como o Realme 8, X50 Pro 5G, entre outros se seguem.
Vivo
Por fim, a marca que revela especial foco no design e na fotografia, é também aquela que completa o leque de empresas BBK Electronics no mercado europeu (iQOO poderá entrar muito em breve).
O programa beta teve início em novembro passado, e o Android 12 começou a chegar aos modelos Vivo X70 e X70 Pro em janeiro.