Há cerca de um mês, os podcasts chegaram à YouTube Music em vários países da Europa incluído Portugal, após terem sido lançados nos Estados Unidos alguns meses antes. Este movimento foi muito aguardado e interessante, tanto para os utilizadores da plataforma como para a própria plataforma, que se alimenta diretamente das fontes do serviço principal e que tem várias particularidades.
Os utilizadores da YouTube Music finalmente tiveram acesso a todos os podcasts e são muitos, tanto de áudio como de vídeo que são distribuídos através do YouTube, mas que até então estavam vedados na YouTube Music, como acontece com todos os conteúdos não musicais do serviço. No entanto, nenhuma aplicação de podcast que se preze não permite adicionar programas além dos disponíveis.
A principal desvantagem que destacamos do tema podcast na YouTube Music foi, ao contrário de outras plataformas da concorrência, a ausência de um diretório de programas para se subscrever e, consequentemente, a ausência de muitos dos programas de podcast provenientes da rádio tradicional. No entanto, este problema está a ser resolvido com a nova funcionalidade que agora nos ocupa.
A novidade é a opção de adicionar podcasts através de URL, conforme relatado por 9to5Google e que já pode ser verificado por qualquer utilizador do serviço. Para fazer isso, basta ir a: “Biblioteca > Podcasts > Adicionar Podcast” e escolher entre encontrar podcasts populares no YouTube, esse diretório que mencionámos, mas que ainda não funciona; e adicionar podcasts através de feeds RSS, que é basicamente do que se trata.
Estamos a falar de adicionar podcasts com uma URL, mas na realidade estamos a falar de fazê-lo através de feeds RSS, um padrão de sindicação e redistribuição de notícias sobre o qual tradicionalmente este tipo de conteúdo tem sido distribuído. E digo tradicionalmente, porque com a explosão do fenómeno podcast e a sua adoção por plataformas fechadas como o Spotify e similares, o modelo está em perigo.
Neste caso, para os utilizadores da YouTube Music que, além de música, desejam desfrutar de podcasts sem abandonar a aplicação está será uma boa opção. De resto, tudo continua como descrito no artigo acima e faltam alguns ajustes para melhorar a experiência neste sentido.
A chegada dos podcasts à YouTube Music é um passo significativo na evolução da plataforma, oferecendo aos utilizadores uma maior variedade de conteúdos para desfrutar. A adição de podcasts através de URL ou feeds RSS é uma funcionalidade bem-vinda, embora ainda existam algumas melhorias a serem feitas para aprimorar a experiência do utilizador. No entanto, acredito que este é um passo positivo para a YouTube Music e estou ansioso para ver como a plataforma continuará a evoluir no futuro. A despedida do Google Podcasts é uma mudança inevitável, mas que certamente abrirá caminho para novas e emocionantes possibilidades na YouTube Music.
Fonte: 9to5google